Recurso, presente em modelos de TVs avançados de empresas como Samsung e LG, poderá ser uma das novidades da próxima versão do sistema baseado em Android

A nova versão do sistema Google TV , que permite conectar TVs a internet, pode ter busca comandada pela voz do usuário, seguindo a tendência de TVs com recursos de reconhecimento de voz e gestos que estão chegando ao mercado. De acordo com o site The Next Web , o novo recurso foi mostrado por Peter Sherman, gerente de marketing do Google para Google TV, mas retirado do ar logo após a divulgação.

Primeira a oferecer aparelho com Google TV no Brasil, Sony oferece mais produtos da linha nos EUA
Getty Images
Primeira a oferecer aparelho com Google TV no Brasil, Sony oferece mais produtos da linha nos EUA

Na demonstração, Sherman mostrou que ao dizer o nome de uma série, como "Mad Man", a busca do Google TV mostrará todos os resultados na programação da TV a cabo, na web e em aplicativos de serviços de streaming e download de vídeos, como Netflix. Atualmente, a busca já mostra todos esses resultados, mas a plataforma do Google não suporta reconhecimento de voz.

Outro novo recurso do Google TV, de acordo com o site, é um mini guia, que permite que o usuário monte a programação dos próximos vídeos ou filmes que assistirá, enquanto assiste outro programa. O guia aparece na base da tela, de modo que não atrapalhe as pessoas que estão assistindo ao vídeo. Ainda não há previsão de quando a nova versão do Google TV estará disponível.

Google TV chega ao Brasil

Na semana passada, a Sony anunciou no Brasil o primeiro produto com Google TV embarcado, o set-top box Sony Internet Player. O produto chega ao País cerca de dois anos após o lançamento nos Estados Unidos, ocorrido em 2010 . Nos EUA, a plataforma Google TV já pode ser encontrada em TVs e blu-ray players da Sony e também em um modelo da LG, lançado em janeiro de 2012. A LG, no entanto, não tem intenção de lançar o produto no Brasil por enquanto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.