Nova versão do aplicativo para fazer chamadas via internet chegará à loja oficial da Microsoft na próxima sexta-feira, junto com a versão final do Windows 8

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (22) uma nova versão do Skype, serviço de voz sobre IP, específica para o sistema operacional Windows 8, que será lançado oficialmente na próxima sexta-feira (26). "O novo Skype coloca as pessoas e as mensagens que importam mais no centro da experiência do usuário", escreveu Mark Gillet, diretor de desenvolvimento e operações do Skype, no blog oficial.

LEIA TAMBÉM:
Fique por dentro do Windows 8
"Skype continuará sendo multiplataforma", diz CEO da Microsoft

O novo sistema ganhou design similar ao da interface para telas sensíveis ao toque do Windows 8. As chamadas recentes agora aparecem ao lado dos contatos favoritos do usuário, bem como de uma lista com alguns dos contatos no Skype. O aplicativo também ganhou nova página de teclado para discar para telefones fixos e celulares. Mais moderno, o teclado mostra ao lado a quantidade de créditos Skype que o usuário possui.

Assim como acontece hoje, o aplicativo do Skype funcionará em segundo plano no Windows 8. Com isso, o usuário receberá notificações sobre mensagens e ligações, mesmo que estiver usando outro aplicativo ou estiver no modo desktop. Na interface para telas sensíveis ao toque, as notificações aparecerão no canto superior direito da tela. "O Skype rodará silenciosamente em segundo plano, sem drenar a bateria do dispositivo", escrevey Gillet.

Durante as conversas, o novo Skype ganhou um novo design, sem bordas, que, segundo Gillet, torna a conversa mais "imersiva". Ele permitirá que o usuário abra outros aplicativos ao mesmo tempo, como mapas e redes sociais. O bloco do Skype aparecerá na página inicial do Windows 8 após o download do aplicativo e permitirá ver se existem chamadas perdidas ou mensagens recebidas, sem abrir o programa.

O aplicativo do Skype chegará ao Windows Marketplace, loja de aplicativos da Microsoft, em 26 de outubro, dia do início das vendas da nova versão do sistema e dos primeiros computadores e tablets com Windows 8. O aplicativo é gratuito.

Interação com outros recursos

O Skype agora funcionará integrado com o aplicativo Pessoas, que concentra todos os contatos do usuário em serviços de e-mail e redes sociais. O Skype se tornará o aplicativo padrão para enviar uma mensagem de texto ou fazer uma chamada a partir de computadores e tablets com Windows 8. Assim, será possível iniciar uma chamada no Skype por meio do aplicativo de Pessoas, sem iniciar o aplicativo do Skype.

Além dos contatos, o aplicativo Pessoas também mostra as atualizações mais recentes dos amigos em redes sociais e reúne o histórico de interação com cada usuário, incluindo mensagens instantâneas, ligações telefônicas e mensagens de texto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.