Primeiros desktops e notebooks chegaram às lojas do Brasil e de outros países nesta sexta-feira (26)

A Microsoft lançou oficialmente nesta quinta-feira (25/10) o Windows 8, seu novo sistema operacional, que tem o objetivo de reconquistar terreno perdido para a Apple e Google em dispositivos móveis.

LEIA TAMBÉM:
Windows 8 faz estreia tímida no Brasil
Atualização para Windows 8 Pro é mais barata no Brasil do que nos EUA

Os primeiros desktops, notebooks e tablets com a nova versão do sistema chegarão às lojas do Brasil a partir desta sexta-feira (26/10), mesma data do lançamento da maior parte dos produtos em outros países.

Os dispositivos com Windows 8 e o novo tablet Surface, que mira desafiar diretamente o popular tablet iPad, da Apple, estarão à venda à meia-noite desta quinta-feira (25/10).

Steven Sinofsky, chefe da unidade Windows da empresa e o chefe por trás do Windows 8, abriu o lançamento do evento em Nova York perante cerca de mil pessoas, entre imprensa e parceiros do setor.

O novo sistema é a aposta mais ousada da Microsoft em mais de 15 anos. A última mudança radical do Windows ocorreu em 1995, com o lançamento do Windows 95. Esse sistema estabeleceu as principais convenções de uso do Windows, como o botão Iniciar e área de desktop com barra inferior de atalhos para aplicativos. Esses conceitos foram aprimorados em versões seguintes, mas seu funcionamento permaneceu o mesmo nos últimos 17 anos.

O Windows 8 mantém esse desktop clássico do Windows como opção para seus usuários, mas a interface padrão é radicalmente diferente do tradicional desktop do Windows. Inicialmente batizada de Metro (o nome foi abandonado depois que a Microsoft perdeu uma disputa pela marca para a empresa alemã Metro AG), a nova interface substitui os tradicionais ícones por áreas em forma de quadrado ou retângulo, chamadas em inglês de “tiles” (azulejos).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.