Nos Estados Unidos, Yahoo ainda se mantém na liderança e Hotmail perde relevância, mas deve ser substituído em breve pelo Outlook.com

O Gmail, serviço de e-mail gratuito do Google, se tornou o mais usado no mundo, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (31) pela consultoria comScore. Os números mostram que o Gmail teve 287,9 milhões de visitantes únicos em todo o mundo durante o mês de outubro de 2012, enquanto o Hotmail teve audiência de 286,2 milhões de visitantes únicos no mesmo período.

Gmail supera Hotmail como o serviço de e-mail mais popular no mundo
Reprodução
Gmail supera Hotmail como o serviço de e-mail mais popular no mundo

De acordo com a comScore, o e-mail gratuito do Yahoo aparece em terceiro lugar entre os serviços de e-mail no mundo, com 281,7 milhões de visitantes únicos em outubro.

Ao considerar apenas os Estados Unidos, o Yahoo Mail ainda é líder de mercado, com 76,7 milhões de visitantes únicos em outubro, seguido pelo Gmail (76,1 milhões) e Hotmail (35,5 milhões).

Segundo o site GigaOm , os dados da comScore de outubro mostram que todos os serviços de e-mail tiveram menor audiência no período analisado.

Os dados divulgados pela comScore incluem apenas visitantes únicos com seis anos ou mais que acessam os sites a partir de computadores localizados em casa ou no trabalho, ou seja, as pessoas que acessam os serviços de e-mail a partir de "lan houses" ficam fora do estudo.

Além disso, o estudo da comScore não inclui a audiência dos sites a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A consultoria também não considera o acesso aos serviços a partir de clientes de e-mail, como o Outlook e outros aplicativos similares.

Novo concorrente

O motivo da queda na audiência do Gmail, Hotmail e Yahoo Mail, segundo o site, pode ser atribuido à entrada de outros serviços de e-mail no mercado, como o Outlook.com, da Microsoft, que substituirá o Hotmail no futuro . Em apenas duas semanas após o lançamento, o novo serviço já reunia mais de 10 milhões de usuários em todo o mundo.

O Outlook.com, da Microsoft, é um serviço de e-mail mais moderno e com mais recursos, preparado para competir com o Gmail. Segundo analistas, o novo serviço de e-mail é uma tentativa da Microsoft de se manter competitiva neste mercado. O Outlook.com estreou, em fase de testes, no mês de julho e ainda não há previsão de quando o Hotmail será extinto.

Hotmail é líder no Brasil

Apesar de ficar para trás na audiência mundial, o Hotmail ainda é líder no Brasil. De acordo com dados da comScore referentes ao mês de setembro, o serviço de e-mail da Microsoft teve audiência de 27,3 milhões de visitantes únicos, enquanto o Gmail registrou 9,9 milhões. O Yahoo Mail fica em terceiro lugar no ranking de serviços de e-mail mais populares, com 7 milhões de visitantes únicos em setembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.