Mais de 50,9 milhões de pessoas acessaram a internet a partir de casa ou trabalho durante o mês de setembro, de acordo com novos dados

O número de pessoas que acessaram a internet a partir de casa ou trabalho no Brasil pelo menos uma vez em setembro foi 10% maior que no mesmo período de 2011, de acordo com novos dados do Ibope Nielsen Online divulgados nesta quinta-feira (1º/11). No total, o Brasil tem 70,9 milhões de usuários de internet, sendo que 50,9 milhões acessaram a internet pelo menos uma vez no período analisado.

Internautas brasileiros navegaram na web durante mais de 45 horas no mês de setembro
Getty Images
Internautas brasileiros navegaram na web durante mais de 45 horas no mês de setembro

A estimativa do Ibope Nielsen é de que, ao somar os usuários de internet de casa e trabalho com as pessoas que acessam a internet em escolas, lan houses e outros locais, o Brasil reúna 83,4 milhões de usuários de internet ou 43% da população brasileira, com base em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O consumo de internet no Brasil vem aumentando principalmente nas residências”, diz José Calazans, analista do Ibope Nielsen Online. No total, o Brasil tem 67,8 milhões de pessoas com acesso em casa, sendo que 42,1 milhões foram usuários ativos em setembro. Os números representam crescimento de 11% em relação aos 37,9 milhões registrados em setembro de 2011.

De acordo com o Ibope, no mês de setembro os internautas brasileiros passaram, em média, 45 horas e 11 minutos por mês navegando na web - a partir de casa ou trabalho. Ao considerar apenas o acesso a partir da residência, o tempo médio de navegação na web foi de 32 horas e 54 minutos durante o mês de setembro.

A quarta fase da internet no Brasil

Segundo Calazans, a evolução do uso da internet em domicílios no Brasil pode ser dividida em três fases. Até o fim de 2003, o uso estava concentrado entre pessoas de renda mais alta. Em 2004, as conexões de internet em casa continuavam restritam às classes A e B, mas o número de usuários superou os 10 milhões, após o surgimento de redes sociais, como o Orkut..

Gráfico do Ibope Nielsen Online mostra evolução do acesso à internet a partir de domicílios no Brasil
Divulgação
Gráfico do Ibope Nielsen Online mostra evolução do acesso à internet a partir de domicílios no Brasil

A partir de 2007, com o aumento da renda, mais brasileiros passaram a adquirir computadores. “A quarta fase pode estar começando agora, com o uso da internet e redes sociais por meio de tablets e smartphones”, diz Calazans.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.