Sistema Android está em aparelhos de vários fabricantes

AFP

O Google ampliou ainda mais sua vantagem sobre a Apple no setor de 'smartphones' no terceiro trimestre, abarcando com seu sistema operacional Android 75% dos dispositivos vendidos no mundo, segundo estimativas publicadas esta quinta-feira pelo instituto de pesquisas IDC.

Aparelhos com Android, como o HTC One X, dominam o mercado
Getty Images
Aparelhos com Android, como o HTC One X, dominam o mercado

O sistema operacional Android, usado pelo primeiro fabricante mundial do setor, Samsung, mas também por várias outras marcas, rodava em 136 dos 181,1 milhões de celulares inteligentes vendidos o mundo no terceiro trimestre, segundo o IDC. No segundo trimestre, o IDC calculou sua parte em 68%.

Em um ano, o Android apresentou um crescimento de 91,5%, quase o dobro do que acumula o restante do setor. "O Android foi um dos primeiros motores de crescimento no mercado dos 'smartphones' desde que foi lançado em 2008", destacou Ramón Llamas, encarregado de pesquisas do IDC.

O sistema operacional do Google aumentou ainda mais sua vantagem sobre o concorrente iOS, que roda no iPhone da Apple. O segmento de mercado desde último recuou de 16,9% no segundo trimestre para 14,9% no terceiro, com 26,9 milhões de unidades vendidas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.