Empresa tenta se manter competitiva frente à concorrência da Apple e do Google

Quase um ano e meio após a apresentação do sistema BlackBerry 10, os primeiros aparelhos com a plataforma finalmente serão apresentados oficialmente. A RIM marcou para o dia 30 de janeiro do próximo ano o lançamento oficial da nova geração de aparelhos BlackBerry.

O evento acontecerá em várias cidades do mundo, mas os locais ainda não foram divulgados. Nesses eventos a RIM anunciará as datas de lançamento e preços dos aparelhos.

Thorsten Heins, CEO da RIM: tudo ou nada com o novo BlackBerry 10
Getty Images
Thorsten Heins, CEO da RIM: tudo ou nada com o novo BlackBerry 10

O BlackBerry 10 foi apresentado pela primeira vez em outubro de 2011 . Na época, o sistema tinha o nome de BBX, derivado da plataforma QNX que roda no tablet Playbook, da RIM. 

Inicialmente o lançamento dos novos BlackBerry estava programado para meados deste ano. Mas vários problemas técnicos adiaram a chegada dos aparelhos ao mercado.

Contra Apple e Google

O novo sistema é uma aposta decisiva da RIM para se manter relevante no mercado de smartphones e ter um produto à altura de seus principais concorrentes, o iPhone e os smartphones com Android, do Google.

A RIM dominava o mercado de smartphones até meados dos anos 2000 e ainda tem cerca de 80 milhões de usuários em todo o mundo, mas vem perdendo mercado nos últimos anos. Segundo dados recentes do Gartner, a RIM tem menos de 5% do mercado global de smartphones .

Esse mercado é atualmente dominado pela Apple e pelos aparelhos com sistema Android, do Google. Juntas, essas plataformas têm 85% do mercado.

Para piorar a situação da RIM, neste ano um terceiro concorrente começa a ganhar força. O sistema Windows Phone, da Microsoft, ainda tem uma fatia pequena de mercado (3,5%). Mas a Microsoft vem investindo fortemente para tornar o sistema mais popular.

Muito maior e mais sólida do que a RIM, a Microsoft tem fôlego financeiro para sustentar sua plataforma por um tempo prolongado, mesmo com uma fatia pequena do mercado. Já a RIM vê sua situação ficar cada vez mais delicada. A RIM  e aposta seu futuro no sucesso dos novos aparelhos com BlackBerry 10.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.