Ferramenta Popcorn Maker permite incluir links, mapas e textos para criar vídeos que podem ser inseridos em outros sites

A Fundação Mozilla, empresa responsável pelo navegador Firefox, anunciou a primeira versão do Popcorn Maker , um aplicativo baseado em web que permite criar vídeos interativos. O novo produto permite que o usuário acrescente fotos, mapas, links, feeds de redes sociais e outros ao vídeo; o internauta pode arrastar e soltar os elementos para o vídeo na ferramenta, acessada por meio do próprio navegador.

"O resultado é uma nova forma de contar histórias na web, com vídeos que são ricos por conta do contexto, links, e podem ser únicos, a cada vez que são assistidos", diz Brett Gaylor, diretor do Popcorn na Mozilla. Veja abaixo um dos vídeos produzidos (em inglês) pela Mozilla que mostra como inserir textos, mapas e outros recursos interativos nos vídeos editados no Popcorn:

O novo aplicativo começou a ser desenvolvido em 2011, quando a Mozilla liberou uma biblioteca Javascript, que permitiu que desenvolvedores pudessem usar os recursos da ferramenta para em seus vídeos. Até então, a ferramenta não estava disponível para todos os usuários.

Os vídeos editados por meio da ferramenta ficam hospedados no próprio site. Para compartilhar o arquivo, os usuários podem inserir um player do Popocorn no site. Desenvolvido em padrões abertos, como HTML5, a ferramenta permite que os vídeos sejam vistos também em dispositivos móveis, como iPhone e iPad.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.