Aplicativo "Here" permitirá que usuários de dispositivos móveis da Apple naveguem em mapas e criem rotas para dirigir, andar ou usar transporte público para chegar ao destino

A Nokia acaba de anunciar um aplicativo de mapas para iPhone, iPod Touch e iPad. O novo sistema será chamado de "Here" (Aqui, em inglês), em vez de adotar o nome Nokia Mapas, já adotado para a versão do serviço para os smartphones Lumia , com Windows Phone, e aparelhos da Nokia com Symbian e outros sistemas proprietários. O aplicativo ainda não está no ar na App Store, mas a Nokia deve disponibilizá-lo nas próximas semanas.

Here, novo aplicativo de mapas da Nokia para dispositivos móveis da Apple
Reprodução
Here, novo aplicativo de mapas da Nokia para dispositivos móveis da Apple

Desenvolvido em HTML5, o novo aplicativo de mapas da Nokia concentra recursos de diversos aplicativos da Nokia baseados em mapas. Com ele, será possível traçar e navegar em rotas ao dirigir, andar ou ao utilizar ônibus e metrô.

O aplicativo permitirá que os usuários salvem uma área do mapa no aparelho, de modo que possam navegar pela área em modo offline, ou seja, sem utilizar a conexão de internet para obter dados do mapa.

A navegação turn-by-turn do aparelho, contudo, só funcionará quando o usuário estiver à pé. Nos aparelhos da linha Lumia, há um aplicativo dedicado, o Nokia Dirigir, que oferece o recurso.

O aplicativo também usará a base de pontos de interesse da Navteq, empresa da Nokia, para recomendar lugares para o usuário. Ao utilizar o aplicativo no iPad, por exemplo, o usuário poderá ver os 25 locais mais bem avaliados que estão próximos a ele. Por meio do aplicativo também será possível adicionar resenhas sobre locais e criar uma lista de locais favoritos. As rotas criadas com o aplicativo poderão ser compartilhadas por e-mail, mensagem de texto (SMS) e redes sociais.

API para Android

Além do aplicativo para iPhone e iPad, a Nokia lançou a interface de programação de aplicativos (API) do Here para Android. Com ela, os desenvolvedores poderão criar aplicativos que utilizem dados da plataforma de mapas da Nokia, como prédios em 3D e também usar uma busca por prédios específicos em diversas cidades.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.