Linha Galaxy de smartphones ajuda Samsung a aumentar vendas em quase 20% e se manter na liderança entre as maiores fabricantes de celulares do mundo

A venda de smartphones com sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, mais que dobrou no último ano, de acordo com novos dados divulgados nesta quarta-feira (14) pela consultoria Gartner. No terceiro trimestre de 2012 foram vendidos 122,4 milhões de unidades com o sistema, sendo que no mesmo período do ano passado foram vendidos 60,4 milhões.

O resultado mantém o Android, com folga, na liderança entre as plataformas para smartphones, com 72,4% de participação no mercado. O sistema operacional iOS, usado no iPhone e iPad, aparece em segundo lugar entre os sistemas operacionais para smartphones, com 13,9% do mercado e 23,5 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre de 2012. O resultado da Apple deve ser melhor no quarto trimestre, segundo o Gartner, por conta das vendas mais expressivas no período que antecede o Natal.

Android se mantém na liderança do mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2012
Reprodução
Android se mantém na liderança do mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2012

A Samsung é a principal fabricante de smartphones com o sistema Android em todo o mundo, com sua linha Galaxy. No terceiro trimestre de 2012, a empresa vendeu mais de 97,9 milhões de celulares em todo o mundo - incluindo a linha Galaxy - o que representa vendas 18,5% maiores em relação ao mesmo período de 2011. Atualmente, a Samsung detém, junto com a Apple, 46,5% do mercado mundial de smartphones.

Atualmente, as vendas de smartphones representam 39,6% do mercado total de celulares no mundo que, de acordo com o Gartner, foi de 428 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2012. As vendas de celulares com conexão de internet e sistemas que permitem baixar aplicativos aumentaram 46,9% em relação ao mesmo período de 2011 e chegaram a 129,2 milhões de unidades.

Nokia escorrega para sétimo lugar

A Nokia, fabricante dos aparelhos Lumia com Windows Phone, caiu para o sétimo lugar entre as fabricantes de smartphones. De acordo com o Gartner, a empresa respondeu por apenas 4,3% das vendas totais de smartphones no mundo.

Apesar disso, a Nokia ainda se mantém no segundo lugar entre as maiores fabricantes de celulares do mundo, com cerca de 82 milhões de unidades vendidas. Contudo, em um ano, a participação de mercado da empresa caiu de 23,9% para 19,2%.

"As vendas foram melhores, impulsionadas pelo crescimento das vendas dos celulares com tela sensível ao toque da linha Asha", diz o Gartner, em comunicado. "A Nokia teve um trimestre particulamente ruim em smartphones. A chegada dos aparelhos Lumia com Windows Phone 8 devem ajudar a reduzir o declínio na participação de mercado da empresa em 2012, mas não veremos uma melhora significativa na posição da Nokia até 2013."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.