Considerada a primeira programadora da história, Ada é lembrada por sua inspiração às mulheres que seguem carreiras na área de tecnologia

O Google mostra um novo logotipo especial nesta segunda-feira (10) em homenagem a Ada Augusta Byron King, mais conhecida como Ada Lovelace , por conta de seu título de Condessa de Lovelace. Ela é conhecida por ser a primeira programadora, após escrever o código de um programa para controlar a máquina analítica de Charles Babbage. O dispositivo é considerado o primeiro computador programável da história.

LEIA TAMBÉM:
Preconceito afasta mulheres de carreiras em tecnologia
Projeto tenta criar geração de meninas digitais

Ada Lovelace, primeira programadora da história, é lembrada em novo doodle
Reprodução
Ada Lovelace, primeira programadora da história, é lembrada em novo doodle

Nascida em 1815, Ada mostrava interesse pela matemática desde criança e foi ensinada por sua mãe, Annabella, que era também matemática. O doodle comemora o 197º aniversário do nascimento de Ada. Ela faleceu em 1852, quando tinha apenas 36 anos.

Depois de ser apresentada a Babbage, Ada foi convidada a traduzir um artigo sobre a máquina analítica criada por ele para o inglês. Em suas notas sobre o artigo, pesquisadores encontraram o que pode ser o primeiro algoritmo já escrito. Ela também escreveu sobre futuros recursos da máquina de Babbage, como processamento de gráficos e músicas.

Atualmente, ela é lembrada em 16 de outubro, dia de Ada Lovelace, por mulheres que possuem carreiras na área de tecnologia, como programadoras, engenheiras e matemáticas. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.