Segundo estudo da Nielsen, redes sociais impulsionam acesso a internet e respondem por 30% do tempo gasto em aplicativos e navegadores de smartphones e tablets

Um novo estudo da consultoria Nielsen mostra que os americanos estão gastando mais tempo com aplicativos para smartphones e tablets. Entre julho de 2011 e julho de 2012, o tempo gasto na web por meio desses programas chegou a 129,4 bilhões de minutos, 120% mais do que no ano anterior. O número é superior ao crescimento do tempo gasto com web móvel (22% maior) e com acesso a web por meio do computador (4% maior), no mesmo período.

LEIA TAMBÉM:
10 sinais revelam o viciado em redes sociais
Para inovar, e-mail abraça as redes sociais

Facebook é a rede social mais acessada no PC, aplicativos e web móveis
Getty Images
Facebook é a rede social mais acessada no PC, aplicativos e web móveis

Ao considerar todos os dispositivos, o tempo gasto com acesso à web pelos americanos aumentou 21% em um ano, passando de 430,4 bilhões para 520,1 bilhões de minutos.

Apesar do crescimento no acesso a web por meio de dispositivos móveis (tanto por meio de aplicativos como por meio do navegador), a navegação na internet por meio do PC ainda fica em primeiro lugar, com quase 70% de todo o tempo gasto nos EUA.

A categoria de sites que mais chama a atenção dos usuários é a de redes sociais, segundo o estudo da Nielsen. Elas são responsáveis por 20% do tempo gasto pelos americanos na web em PCs e 30% quando se tratam de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. No caso dos PCs, 17% de todo o tempo na web é gasto no Facebook, rede social com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados em todo o mundo.

O tempo gasto em redes sociais, segundo a Nielsen, aumentou 76% em relação ao ano passado e os usuários passam sete vezes mais tempo conectados a estes sites por meio de aplicativos móveis do que por meio da versão móvel do site.

Facebook é líder

O Facebook, rede social de Mark Zuckerberg, é líder entre as redes sociais em audiência, com 152,2 milhões de visitantes únicos em PCs, 78,3 milhões de visitantes únicos em aplicativos móveis e 74,2 milhões de visitantes únicos na versão móvel do site. O tempo gasto pelos usuários americanos em aplicativos móveis do Facebook, segundo a Nielsen, aumentou 61% entre julho de 2011 e julho de 2012.

O Twitter também é destaque entre as redes sociais, principalmente quando o assunto são os acessos por meio de smartphones e tablets. De acordo com a Nielsen, a rede social fica em segundo lugar em audiência por meio de aplicativos e web móveis. No caso do tempo gasto, o Twitter também fica entre os três primeiros nas três plataformas analisadas pela Nielsen: o site móvel é o que apresenta maior crescimento, com 139% mais minutos gastos pelos americanos no último ano.

Pinterest se destaca

A rede social Pinterest, que permite seguir murais de fotos de amigos e compartilhar imagens na web, foi a rede social que apresentou maior crescimento tanto no PC, como em dispositivos móveis (aplicativos e navegadores). A rede social passou de uma audiência de menos de 5 milhões de visitantes únicos em julho de 2011 nos PCs, para 27,2 milhões de visitantes únicos, apenas um ano depois.

Segundo a Nielsen, a maior parte dos usuários do Pinterest em todas as plataformas são mulheres e a maior parte dos usuários (de ambos os sexos) têm idade entre 25 e 49 anos. A maior parte dos usuários prefere acessar a rede social por meio do computador; em segundo lugar, fica o site móvel e, apenas em terceiro, o aplicativo oficial do Pinterest.

Veja abaixo fotos da sede do Facebook, a rede social mais popular do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados:

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.