Chamadas de voz só serão permitidas quando o usuário dos smartphones BlackBerry estiver conectado a uma rede Wi-Fi

Nova versão do BBM ganha recurso de chamadas de voz
Reprodução
Nova versão do BBM ganha recurso de chamadas de voz

A Research in Motion (RIM) disponibilizou nesta terça-feira (11) a nova versão do BlackBerry Messenger, aplicativo de mensagens instantâneas para aparelhos da marca, para download por meio do App World , loja de aplicativos da marca.

A nova versão, que estava em período de testes desde o início de novembro, permite fazer chamadas de voz pela internet, quando o aparelho está conectado a uma rede Wi-Fi.

As chamadas de VoIP (voz sobre IP, na sigla em inglês) são gratuitas como no serviço de comunicação da Microsoft, o Skype. Contudo, segundo a RIM, as ligações não funcionarão quando o usuário estiver conectado à rede de telefonia celular (3G ou 4G).

A nova versão do aplicativo também ganhou recurso multitarefa, que permite que o aplicativo continue ativo em segundo plano, enquanto o usuário faz outras atividades no aparelho, como ler e-mails, navegar na web ou interagir com outros aplicativos.

Os usuários poderão alternar entre mensagem de texto para chamada de voz no meio de uma conversa. A tela de ligação perdida de um amigo permitirá que o usuário responda tanto com uma ligação, quanto por meio de uma mensagem do BBM, já que um novo ícone para abrir o aplicativo foi adicionado pela RIM.

O aplicativo funciona apenas em aparelhos com BlackBerryOS 6 ou superior - em breve, segundo a RIM, aparelhos com BlackBerryOS 5 também suportarão o aplicativo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.