Logo após anúncio de novos recursos, Instagram reagiu com atualização do aplicativo para iPhone com novos recursos de edição de fotos

O Twitter apresentou na noite desta segunda-feira (10) seus primeiros filtros coloridos para fotos que os usuários poderão aplicar às imagens antes de publicá-las em seu perfil no site, uma decisão que acentua sua rivalidade incipiente com o Instagram , serviço de compartilhamento de fotos com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo.

Twitter lança oito filtros similares aos oferecidos pelo Instagram para customizar fotos
Divulgação
Twitter lança oito filtros similares aos oferecidos pelo Instagram para customizar fotos

Os filtros do Twitter imitam o recurso que é um dos traços mais populares do Instagram, adquirido este ano pelo Facebook por US$ 715 milhões. Os filtros estão disponíveis por meio do aplicativo do Twitter para iPhone e Android. Segundo o Twitter, inicialmente serão oferecidos oito filtros diferentes, além de ferramentas para cortar fotos e dar ênfase às cores.

O Twitter lança o recurso cerca de um ano e meio após começar a permitir que os usuários publicassem fotos junto a suas mensagens no microblog. "Desde então, estamos tornando o compartilhamento de fotos mais fácil e rápido", diz Collen Baik, designer sênior do Twitter, no blog oficial.

O Twitter informou que seus novos recursos são acionados pela Aviary, uma companhia de Nova York que desenvolve software de edição de imagens para plataformas de compartilhamento de fotos como o Flickr, entre outras.

Instagram reage com atualização

Logo após o anúncio do Twitter, o Instagram anunciou uma atualização para seu aplicativo para iPhone, iPod Touch e iPad. Ele traz um novo filtro preto e branco, chamado Willow, além de outros novos recursos, como melhorias no efeito "tilt-shift", que permite "transformar" os elementos da foto em miniaturas.

O aplicativo também ganhou um novo botão no modo de câmera, próximo ao botão para fotografar, que permite que o usuário veja uma prévia da sua foto com o filtro escolhido no rolo da câmera do iPhone. O aplicativo também ganhou novo visual no feed de notícias dos amigos e as fotos tiradas por meio do Instagram agora ficam armazenadas em uma pasta separada do rolo da câmera do iPhone.

Anúncio estratégico

Ainda que os novos filtros do Twitter representem um anúncio modesto de produto que afeta apenas uma pequena proporção das atividades dos usuários, a decisão tem peso simbólico na batalha cada vez mais intensa entre o Facebook e o Twitter pelo domínio do setor de mídia social.

O lançamento surgiu alguns dias depois que o Instagram anunciou inesperadamente que não permitiria mais a exibição de fotos que hospeda em mensagens do Twitter. O motivo, disse Kevin Systrom, presidente-executivo do Instagram, é atrair mais visitantes diretos ao site da companhia.

Ainda que Systrom tenha declarado à Reuters na semana passada que não tinha planos específicos de revelar como planeja monetizar seu serviço, analistas dizem que o Instagram ofereceria um rico meio de receita publicitária para o Facebook assim que a maior rede social do mundo decidir explorá-lo.

Desde que as redes sociais começaram a apoiar a integração de fotos, nos últimos anos, esses recursos se provaram imensamente populares junto aos usuários, enquanto o compartilhamento de vídeos, por exemplo, ainda não repercutiu com a mesma intensidade.

Bijan Sabet, um dos primeiros investidores no Twitter, disse que a qualidade emocional das fotos foi exibida na noite da eleição presidencial norte-americana, em novembro, quando uma imagem do presidente Barack Obama abraçando a mulher, Michelle, no instante em que anunciou sua vitória, se tornou o tweet mais reproduzido de todos os tempos .

*Com informações da Reuters.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.