Segundo presidente do Yahoo, nova versão é mais rápida e limpa e funcionará da mesma maneira em todas as plataformas

Reuters

A presidente-executiva do Yahoo, Marissa Mayer, apresentou nesta terça-feira (11) a nova versão do Yahoo Mail, popular serviço que ficará mais rápido e com um visual mais limpo e homogêneo para diferentes tipos de dispositivos. A nova versão estará disponível em todas as plataformas, entre elas Windows 8, iPhone e Android.

Novo Yahoo Mail ganhou novo design, mais simples e limpo, em todas as plataformas
Divulgação
Novo Yahoo Mail ganhou novo design, mais simples e limpo, em todas as plataformas

Essa é a primeira reformulação de um produto do Yahoo depois do início da gestão da ex-executiva do Google, reconhecida no Vale do Silício pelos práticos produtos de internet que criou.

"Nós tornamos a caixa de entrada mais intuitiva e fácil de navegar, permitindo que você esteja focado no que importa mais: suas mensagens", diz Marissa, no blog oficial do Yahoo. A nova versão do e-mail mostra uma barra de ferramentas no topo da página e as pastas do usuário na barra lateral esquerda da página, além da caixa de busca do Yahoo no topo, como no Gmail.

As mensagens recebidas pelo usuário ocupam quase toda a página dos aplicativos para iPhone e Android, que ganharam ícones na cor roxa no topo e na base do aplicativo para executar funções como escrever uma nova mensagem, buscar na caixa de entrada e descartar uma mensagem. No Windows 8, o aplicativo foi desenvolvido com o mesmo design da nova interface do sistema operacional da Microsoft.

Estratégia móvel

O Yahoo é um dos sites mais populares do mundo e recebe quase 700 milhões de visitas por mês, mas a receita caiu diante da concorrência com o Google e o Facebook, além de transformações no mercado publicitário online, que pressionaram as tarifas dos anúncios, essenciais para o Yahoo.

Marissa assumiu o cargo em julho , e desde então as ações da companhia acumulam ganho de 25% e estão no maior nível desde setembro de 2008, quando o co-fundador Jerry Yang ainda era o presidente-executivo.

Os anos entre Yang e Marissa foram muito turbulentos para o Yahoo, que nesse intervalo teve quatro diferentes presidente e várias estratégias. Muitos analistas e especialistas afirmam que os produtos do Yahoo não conseguem ficar a par da concorrência no que diz respeito à integração de tecnologia móvel com mídias sociais.

Marissa, a primeira engenheira mulher do Google, tem como prioridade criar uma coerente estratégia móvel para o Yahoo e pretende concentar pelo menos metade da equipe técnica da companhia em produtos móveis.

*Com informações do iG São Paulo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.