Com duas telas de 4,3 polegadas, uma de LCD e outra similar à do Kindle, Yota Phone chegará às lojas somente no terceiro trimestre de 2013, mas já está em testes

A Yota Devices, empresa que faz parte da operadora russa Yota Mobile, anunciou um novo dispositivo que é híbrido de um smartphone com sistema operacional Android, do Google, e de um leitor de livros digitais (e-reader). O produto, chamado YotaPhone, possui uma tela de LCD e, na parte traseira, uma tela de tinta eletrônica (e-ink) similar à do e-reader Kindle.

Yota Phone, híbrido de smartphone com Android e e-reader similar ao Kindle
Reprodução
Yota Phone, híbrido de smartphone com Android e e-reader similar ao Kindle

O produto, apesar de desenvolvido pela Yota Devices, não ficará restrito à China. Em entrevista ao site TechCrunch , Vladislav Martynov, CEO da empresa, afirmou já ter enviado algumas unidades do produto para testes em operadoras da Ásia, Europa e América do Norte. O produto deve chegar ao mercado no terceiro trimestre de 2013.

A tela de LCD do Yota Phone terá alta resolução (HD) e será fabricada com Gorilla Glass, resistente à quedas e riscos. O produto suportará conexão de internet por meio de redes de telefonia celular de quarta geração (4G/LTE), será equipado com processador Snapdragon (Qualcomm) e rodará a última versão do Android.

Um dos recursos inovadores do produto, segundo o CEO da Yota, é a possibilidade de enviar conteúdo da tela de LCD para a tela de e-ink, como cartões de embarque ou tickets de cinema. Ao fazer isso, o usuário poupa a bateria do aparelho, já que a tela de LCD gasta mais energia para exibí-lo na tela do que a tela de e-ink. A empresa ainda não divulgou o preço sugerido do aparelho.

O YotaPhone será demonstrado durante a Consumer Electronics Show 2013, maior feira de tecnologia do mundo, que será realizada em janeiro em Las Vegas (EUA). O produto também deve ser mostrado em fevereiro, durante o Mobile World Congress, principal congresso de mobilidade do mundo, em Barcelona (Espanha).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.