Aplicativo do Google oferece mapas em 2D e 3D e possui informações sobre 80 milhões de pontos de interesse em todo o mundo

O Google Maps passará a ser disponibilizado na loja de aplicativos da Apple, informou o Google no blog oficial. O aplicativo será compatível com qualquer modelo de iPhone ou iPod Touch que rode o sistema operacional iOS na versão 5.1 ou versão superior. O aplicativo já está disponível para download por meio do Google Play , em português.

Novo aplicativo do Google Maps para iPhone chega cerca de dois meses após lançamento do serviço de mapas da Apple
Divulgação
Novo aplicativo do Google Maps para iPhone chega cerca de dois meses após lançamento do serviço de mapas da Apple

O Google Maps volta ao iPhone cerca de dois meses depois de ser substituído pelo Apple Maps como serviço de mapas oficial do iPhone, a partir da versão 6 do iOS. Até então, os mapas do Google eram os escolhidos pela Apple para o aplicativo de mapas da empresa que já vem instalado nos dispositivos móveis da marca.

A substituição do Google, no entanto, irritou grande parte dos usuários do iPhone, já que o serviço de mapas da Apple apresenta erros em informações sobre cidades e pontos de interesse e oferece mapas com qualidade inferior ao Google Maps . A Apple chegou a pedir desculpas pelo problema e recomendou que os usuários utilizassem serviços de mapas de concorrentes, como Google, Microsoft e Nokia.

Recursos

O novo aplicativo do Google Maps para iPhone usa mapas vetorizados, que ocupam toda a tela do iPhone (inclusive na versão 5 do aparelho). É possível ver o mapa no modo 2D e 3D. No topo da tela há uma caixa de busca, onde o usuário deve divulgar o local que quer procurar no mapa. Na base do aplicativo o usuário encontra um box expansível, que mostra informações adicionais sobre o local, como horário de funcionamento, avaliações, rotas e outros.

Segundo o Google, o aplicativo do Google Maps permite que os usuários vejam informações sobre 80 milhões de pontos de interesse no mundo. O aplicativo também suportará o recurso Street View, que permite ver imagens em 360º da vista da rua do local onde o usuário quer ir.

O aplicativo oferece navegação "turn-by-turn", com indicações orientadas por voz da rota traçada por meio do Google Maps. O aplicativo também mostra as condições do tráfego na rota definida em tempo real, além de informações sobre paradas de ônibus e transporte público. De acordo com a assessoria de imprensa do Google Brasil, todos os recursos estão disponíveis na versão em português.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.