Venda de aparelhos básicos cai 28,5%, enquanto smartphones crescem 65% em relação ao terceiro trimestre de 2011, de acordo com a consultoria IDC

Reuters

Aparelhos com sistema Android, como o Razr i, já representam 80% do mercado de smartphones no Brasil
Stella Dauer
Aparelhos com sistema Android, como o Razr i, já representam 80% do mercado de smartphones no Brasil

O mercado brasileiro de telefones celulares registrou 15,3 milhões de aparelhos vendidos no terceiro trimestre deste ano, número 15,3% menor na comparação anual, de acordo com um estudo realizado pela consultoria IDC.

LEIA TAMBÉM:
Veja opções de smartphones para o Natal e dicas para comprar o seu

"O mercado aponta para uma queda acentuada na venda dos aparelhos tradicionais, que não têm sistema operacional, enquanto os smartphones continuam crescendo", afirma o supervisor de pesquisas Bruno Freitas, da IDC Brasil.

"Os dados mostram queda de 28,5% no mercado dos aparelhos convencionais e um crescimento de 65% dos smartphones quando comparados com o mesmo período do ano passado", acrescentou.

Do total de aparelhos vendidos no período, 4,2 milhões são smartphones e 11,1 milhões de aparelhos tradicionais. Os aparelhos com sistema operacional Android representaram 80% do volume de vendas do terceiro trimestre no país e a tendência é que o número cresça, de acordo com o estudo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.