Novo recurso de pagamento de US$ 1 para enviar mensagens importantes para desconhecidos acompanha nova ferramenta de filtros para caixa de entrada

O Facebook começou a testar um novo recurso nos Estados Unidos que permitirá que os usuários paguem para garantir que mensagens importantes sejam entregues a usuários que não fazem parte de sua rede de amigos. Com o recurso, o Facebook tenta criar uma nova forma de receita, ao mesmo tempo em que reduz o envio de spam para usuários da rede social. Para enviar a mensagem ao destinatário, o usuário terá que pagar US$ 1.

Novos filtros do Facebook pretendem reduzir spam, ao mesmo tempo em que garantem entrega de mensagens relevantes
Reprodução
Novos filtros do Facebook pretendem reduzir spam, ao mesmo tempo em que garantem entrega de mensagens relevantes

O teste acompanha o lançamento de novos filtros para mensagens trocadas por meio da rede social. Agora, os usuários poderão escolher entre dois filtros flexíveis: o básico, que mostrará as mensagens enviadas por amigos e pessoas que o usuário pode conhecer; e o rigoroso, que mostra apenas mensagens de amigos e joga as outras mensagens para uma pasta chamada "outros".

Apesar dos filtros, o Facebook poderá entregar mensagens, mesmo que elas não estejam nas categorias definidas pelos usuários, caso o sistema as considere relevantes. Segundo o site TechCrunch , isso significa que, se uma mensagem em grupo inclui quatro pessoas, mas uma delas não está em seu grupo de amigos, o Facebook pode optar por entregar a mensagem, mesmo que o usuário tenha escolhido o filtro rigoroso.

O novo recurso é útil para a nova versão do aplicativo da rede social para Android, que permite que pessoas sem conta na rede social enviem uma mensagem para um usuário, caso tenham o número do celular dele. Segundo o Facebook, o envio de mensagens pagas, por enquanto, só funciona de modo individual e não está disponível para empresas. Durante os testes, cada usuário poderá enviar apenas uma mensagem paga por semana.

O custo da mensagem, segundo o Facebook, ajudará a evitar que pessoas ou marcas utilizem o recurso para enviar mensagens de spam para os usuários da rede social. "Vários pesquisadores já notaram que impor um custo financeiro ao remetente pode ser a forma mais efetiva de desencorajar o envio de mensagens de spam e facilitar a entrega de mensagens que são relevantes", disse o Facebook ao site.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.