Ranking divulgado nesta sexta-feira (28) pela Wikimedia Foundation também inclui Luiz Gonzaga, One Direction e Jogos Olímpicos

BBC

A lista dos artigos mais buscados em 2012 na enciclopédia colaborativa digital, compilada pelo projeto Wikitrends e divulgada nesta sexta-feira, traz surpresas e curiosidades.

"Brasil" lidera a lista dos cem artigos mais buscados em português, com 3,6 milhões de acessos ao verbete, seguido por Luiz Gonzaga (2,2 milhões de acessos), músico cujo centenário ocorreu em 2012.

Banda One Direction foi um dos termos mais buscados na Wikipedia em 2012
Getty Images
Banda One Direction foi um dos termos mais buscados na Wikipedia em 2012

O verbete do Orkut foi mais buscado do que o Facebook, por uma pequena margem: 2,2 milhões de acessos, contra 2,1 milhões.

A "boy band" britânica One Direction vem em quinto lugar, seguida pelo termo Dia dos Namorados.

Os Jogos Olímpicos estão em nono lugar, e o Corinthians, campeão da Libertadores e Mundial, ficou apenas em 11º lugar no ranking de mais buscados. Oscar Niemeyer foi o 93º termo mais buscado.

A lista em português inclui outros times de futebol e atletas, além de seriados de TV americanos, temas históricos (como "Independência do Brasil") e até artigos curiosos, como "o tamanho do pênis humano" (em 86º lugar).

Facebook lidera nos EUA

Em inglês, o termo Facebook foi o campeão de buscas, com mais de 32,6 milhões de acessos. Foi seguido pelo termo Wiki, com 29,6 milhões.

Em terceiro lugar está "mortes em 2012"; e a banda One Direction também aparece nas buscas em inglês, em quarto lugar.

O filme "Os Vingadores" ficou em quinto, seguido pelo bestseller erótico "Cinquenta Tons de Cinza".

Novas curiosidades -bem como diferenças regionais - aparecem quando se observa os termos mais pesquisados em diversas línguas.

Em persa, por exemplo, Teerã e o Ano Novo iraniano são os verbetes mais buscados, mas a lista dos "top 10" também inclui artigos sobre sexo, circuncisão feminina e homossexualidade.

Em espanhol, o Facebook também lidera as buscas (com 11,2 milhões de acessos ao verbete), seguido pelo termo "arroba" e por - eles novamente - One Direction. Em quinto lugar está o verbete da "cultura maia", da qual tanto se falou por conta das previsões do fim do mundo.

Nas buscas em árabe, o artigo líder é o do Egito, seguido pelo verbete de Muhammad Ali Pasha, oficial do exército otomano que comandou o Egito em 1905.

A compilação em vários idiomas foi feita pelo engenheiro sueco Johan Gunnarsson e está disponível no link: http://toolserver.org/~johang/2012.html.

Locais mais presentes no Instagram

O Instagram também divulgou seu próprio ranking, com os locais mais presentes nas fotos postadas por seus usuários em 2012.

Quem disparou na frente foi a Tailândia, país onde o acesso à internet tem crescido rapidamente. O aeroporto da capital Bancoc foi o local mais "instragramado" de 2012, com mais de 100 mil fotos postadas de lá.

Em segundo lugar está o shopping Siam Paragon, também em Bancoc.

A Disneylândia, na Califórnia, e o Times Square, em Nova York, aparecem nas posições seguintes.

Os termos mais buscados na Wikipédia em 2012

Em português:

1) Brasil

2) Luiz Gonzaga

3) Orkut

4) Facebook

5) One Direction

6) Dia dos Namorados

7) Voleibol

8) Google

9) Jogos Olímpicos

10) Segunda Guerra Mundial

Em inglês:

1) Facebook

2) Wiki

3) Mortes em 2012

4) One Direction

5) Os Vingadores

6) 50 Tons de Cinza

7) Fenômeno de 2012

8) O Cavaleiro das Trevas Ressurge

9) Google

10) Jogos Vorazes

    Leia tudo sobre: instagram
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.