Previsão é que empresa asiática venda 290 milhões de smartphones no ano, o que lhe valerá 33% do mercado, enquanto a Apple terá 21%

Reuters

A Samsung Electronics deve ampliar a vantagem sobre a Apple nas vendas de smartphones neste ano, beneficiada por uma linha extensa de produtos, previu nesta sexta-feira o grupo de pesquisa Strategy Analytics.

A Apple, retomando a ofensiva, pode lançar um iPhone Mini no ano que vem para atender à demanda de smartphones mais baratos, segundo a Strategy Analytics.

"Acreditamos que a Samsung ampliará ligeiramente a vantagem sobre a Apple neste ano devido à extensa linha de produtos", afirmou o diretor executivo da Strategy Analytics, Neil Mawston, em entrevista por e-mail à Reuters.

Os vendas mundiais de smartphones crescerão 27%, para 875 milhões de unidades neste ano, bem abaixo dos 41% em 2012 devido à desaceleração do crescimento em muitos mercados importantes, como América do Norte, China, economias asiáticas desenvolvidas e Europa Ocidental, segundo Mawston.

A projeção é de que a sul-coreana Samsung Electronics venda 290 milhões de smartphones neste ano, ante 215 milhões estimados para 2012, segundo o grupo de pesquisa.

As vendas de smartphones da Apple devem atingir 180 milhões de unidades neste ano, crescimento de 33% ante 2012, ligeiramente inferior aos 35% que a Samsung cresceria neste ano.

Isso valerá à Samsung 33% do mercado de smartphones em 2013, ante os 31% estimados para 2012, enquanto a Apple terá 21%, ante os 20% estimados para o ano passado.

A Apple --a mais valiosa companhia de tecnologia do mundo-- e a Samsung Electronics --a mais valiosa da Ásia-- concorrem ferozmente no mercado mundial de aparelhos móveis, embora a Samsung seja também fornecedora de componentes à Apple.

"A Samsung opera em mais segmentos que a Apple e isso deve permitir que capture mais volume que a Apple (desde que esta não lance um iPhone Mini neste ano)", afirmou Mawston.

(Por Hyunjoo Jin)

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