Com aumento da demanda por smartphones e tablets, fabricantes de PCs enfrentam dificuldades em manter bom desempenho nas vendas durante o Natal

As vendas de PCs caíram 6,4% no quarto trimestre de 2012 em todo o mundo, um resultado pior que o esperado pelos analistas da consultoria IDC, e que representa a primeira queda no número de computadores vendidos no mesmo período nos últimos cinco anos. A oferta de mais dispositivos móveis, como smartphones e tablets, além do baixo impacto da chegada dos primeiros computadores com Windows 8 são os principais motivos apontados pela IDC.

Para recuperar vendas de PCs, fabricantes estão apostando em computadores híbridos
ig
Para recuperar vendas de PCs, fabricantes estão apostando em computadores híbridos

LEIA TAMBÉM:
Com Windows 8, desktops tudo-em-um ganham espaço
Em crise de identidade, fabricantes de PCs apostam em híbridos de notebooks e tablet

Segundo a IDC, o resultado no quarto trimestre de 2012 não foi uma surpresa, já que os fabricantes enfrentaram dificuldades no segundo semestre do ano. Os usuários, por outro lado, ainda estão confusos sobre o que escolher: um computador com Windows 8 e tela sensível ao toque ou um tablet.

"Embora o terceiro trimestre foi focado em limpar os estoques de computadores com Windows 7, uma pesquisa preliminar indica que isso não ajudou a impulsionar a chegada dos computadores com Windows 8 no quarto trimestre", diz Jay Chou, analista de pesquisa sênior da IDC, em comunicado. "Perdidos em promover um computador centrado no toque, os fabricantes não ressaltaram outros recursos do Windows 8, como segurança e melhor experiência do usuário."

HP continua na liderança

Apesar de apresentar crescimento mais lento que outras fabricantes durante o ano passado, a HP conseguiu manter as vendas de PCs no mesmo nível que no quarto trimestre de 2011 com a ajuda do Windows 8. Segundo a IDC, a empresa conseguiu aumentar as vendas nos Estados Unidos e em países da Ásia. Confira o desempenho das maiores fabricantes de PCs nos últimos trimestres no gráfico abaixo:

Chart: Top 5 Worldwide PC Vendors, Market Share 4Q12 (unit shipment) Description: Source: IDC Worldwide Quarterly PC Tracker, January 10, 2013Note: IDC's Worldwide Quarterly PC Tracker provides PC market data for over 80 countries by vendor, form factor, brand, processor brand and speed, sales channel and user segment. The research includes historical and forecast trend analysis as well as price band and installed base data.For more information, or to subscribe to the research, please contact Kathy Nagamine at 1-650-350-6423 or knagamine@idc.com.Further detail about this tracker can be found at:http://www.idc.com/tracker/showproductinfo.jsp?prod_id=1 Tags: IDC, PC, Top 5, HP, Dell, Lenovo, Acer, ASUS, 2012 Q4, 2012Q4, Tracker, market share, size, leaders Author: IDC charts powered by iCharts

A Lenovo foi a única fabricante de PCs que aumentou suas vendas em relação ao quarto trimestre de 2011. A empresa vendeu 8% mais computadores, alcançando um recorde de 14 milhões de unidades. Contudo, o crescimento das vendas da empresa ficaram abaixo de alguns trimestres anteriores, quando ela conseguiu aumentar as unidades vendidas em 30%.

Entre os cinco maiores fabricantes de PCs, a Dell e a Acer tiveram as maiores quedas nas vendas, com 20,8% e 28,2% menos unidades, respectivamente. Segundo a IDC, um dos motivos para a queda nas vendas da Acer está relacionado a estratégia cautelosa da empresa em relação ao Windows 8, nova versão do sistema operacional da Microsoft.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.