Notebooks híbridos também são exibidos na maior feira de tecnologia do mundo

A edição 2013 da Consumer Electronics Show (CES) é a primeira sem um estande da Microsoft em muitos anos. A fabricante do Windows, que participava do evento desde meados dos anos 1980, passará a concentrar esforços em seus próprios eventos e não terá mais espaço próprio na feira .

LEIA TAMBÉM:
Em crise de identidade, fabricantes apostam em híbridos de tablets e notebooks
CES 2013: Veja a cobertura completa

Mas, com o recente lançamento do Windows 8, a Microsoft pode ser vista em todos os cantos da feira. Computadores de mesa (desktops) e notebooks com Windows 8 estão nos estandes dos grandes fabricantes e ocupam quase todo o estande da Intel, parceira de longa data da Microsoft.

Confira na galeria de fotos abaixo alguns dos desktops tudo-em-um e notebooks híbridos expostos na CES 2013:

Boa parte dos notebooks e desktops exibidos na CES 2013 foi lançada no fim de outubro do ano passado, juntamente com o Windows 8. Entre os desktops, uma tendência é clara: a dos desktops tudo-em-um (em que a CPU e o monitor estão em uma só peça).

Essa categoria já é antiga e tem como maior destaque a Apple, que desde 1998 produz iMacs tudo-em-um e, em 2006, adotou o design de peça retangular que é usado até hoje. Mas, com o lançamento do Windows 8, esse segmento ganhou força e começa a ser explorado mais fortemente por outros fabricantes.

Como o sistema Windows 8 já foi criado para telas sensíveis ao toque, as telas do desktop também podem ser usadas para manipular os software com os dedos. Em alguns casos, o monitor pode ser inclinado para ser usado como um "tablet" gigante. Na CES 2013, Sony, Dell, HP e Samsung são algumas das empresas que exibem desktops no estilo do iMac.

Notebooks

Em sua maioria, os notebooks exibidos na CES 2013 são os modelos lançados no fim de outubro de 2012. Essa geração de produtos mostra uma tendência, a dos notebooks que também funcionam como tablets.

Cada fabricante, porém, adotou um mecanismo para transformar um notebook em um tablet. O Lenovo Yoga tem uma tela que gira 360 graus. Já no Vaio Duo 11, da Sony, a tela desliza sobre o teclado. No ultrabook híbrido da Dell, a tela é sustentada por uma moldura e gira para que o aparelho possa ser usado como tablet.

Como esses notebooks chegaram ao mercado há pouco tempo, ainda é cedo para saber qual escolha de design terá mais sucesso. A segunda geração de notebooks híbridos com Windows 8 deve começar a aparecer no fim deste ano.

*O jornalista viajou a Las Vegas a convite da Panasonic.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.