Fabricantes lançar aplicativos que permitem controlar câmeras a distância

Com a popularização dos smartphones e o avanço das câmeras embutidas nesses celulares, muitas pessoas já não usam mais uma câmera digital comum. Essa mudança de comportamento fez com que os fabricantes de câmeras adotassem novas estratégias para continuar atraindo consumidores.

LEIA TAMBÉM:
Câmeras digitais se transformam para sobreviver aos smartphones

Câmera da Panasonic pode ser controlada por meio de tablets
ig
Câmera da Panasonic pode ser controlada por meio de tablets

Uma delas foi apostar na categoria de câmeras prosumer, câmeras com alguns recursos profissionais e a possibilidade de trocar lentes, mas mais baratas do que câmeras topo de linha. Já no segmento de câmeras compactas, também conhecidas como point-and-shoot (aponte e clique), uma estratégia tem sido integrar cada vez mais os produtos com smartphones.

Na CES 2013, vários fabricantes de câmeras mostram novas versões de seus recursos de integração de câmeras e celulares. A Samsung, por exemplo, simplificou o aplicativo que permite ver fotos guardadas na câmera e controlá-la a distância, a partir do smartphone. Panasonic e Sony também mostram modelos com recursos similares. Em todos os casos, os aplicativos de controle da câmera estão disponíveis para iPhone e celulares Android.

Entre as formas de interação entre smartphone e câmera, a possibilidade de controlar a câmera à distância é uma das mais interessantes. Por meio do aplicativo, o usuário pode disparar a câmera e, em alguns modelos, controlar o zoom e ajustar a exposição da imagem.

Android

Alguns fabricantes também apostam no sistema Android, do Google, para tornar suas câmeras mais versáteis. Na CES, Samsung, Nikon e Polaroid exibem suas câmeras com sistema Android, lançadas no ano passado.

*O jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da Panasonic.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.