Primeiro aparelho com sistema operacional de código aberto da Mozilla começa a ser vendido em fevereiro para os interessados em criar aplicativos

A Fundação Mozilla anunciou nesta terça-feira (22) o primeiro smartphone com o FirefoxOS , novo sistema operacional para dispositivos móveis de código aberto, para desenvolvedores. O aparelho foi desenvolvido em parceria pela Geeksphone e pela Telefonica. O produto começará a ser vendido em fevereiro pela Geeksphone, que ainda não divulgou o preço nem as primeiras regiões a receber o produto.

Primeiro smartphone com FirefoxOS, disponível apenas para desenvolvedores, começa a ser vendido em fevereiro
Reprodução
Primeiro smartphone com FirefoxOS, disponível apenas para desenvolvedores, começa a ser vendido em fevereiro

O smartphone é equipado com processador Snapdragon de 1 GHz, tela de 3,5 polegadas com tecnologia multitoque, câmera de 3 megapixels e 512 MB de memória RAM. O produto possui sensor de luminosidade e proximidade, além de giroscópio e GPS, e é compatível com redes Wi-Fi e 3G.

O Firefox OS é um sistema baseado em Linux projetado para explorar ao máximo os recursos da tecnologia HTML5 . A ideia é permitir que os aplicativos HTML5 tenham acesso a todos os recursos do sistema e do aparelho. Em plataformas como iOS e Android, apenas aplicativos nativos podem acessar todos os recursos dos celulares.

Segundo a Mozilla, os aplicativos podem interagir diretamente com os recursos do aparelho, como fazer o celular vibrar, fazer uma ligação ou enviar uma mensagem de texto. "Nós não poderíamos ter feito isso sem os desenvolvedores. Agora nós estamos trabalhando para trazer o poder da web para os dispositivos móveis", diz Stormy Peters, diretora de sites e engajamento de desenvolvedores da Fundação Mozilla, no blog oficial.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.