Novo sistema de administração de aparelhos, para empresas e agências do governo, permitirá que clientes da RIM gerenciem smartphones BlackBerry, Android e iPhone

Reuters

Reuters

A Research In Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry, lançou um novo sistema que permite que seus maiores clientes usem sua nova linha de smartphones Blackberry 10 em suas redes, abrindo caminho para o lançamento dos novos aparelhos, decisivos para determinar o futuro da companhia, em 30 de janeiro.

LEIA TAMBÉM:
Novo sistema para BlackBerry é aposta da RIM para sair da crise

Smartphones atuais da BlackBerry não terão atualização para novo sistema
Getty Images
Smartphones atuais da BlackBerry não terão atualização para novo sistema

A RIM anunciou na quarta-feira (23) que o novo sistema de administração de aparelhos - o BlackBerry Enterprise Service 10 (BES 10) - já está disponível para agências governamentais e clientes empresariais.

O sistema permite que os clientes administrem a operação de aparelhos empresariais e pessoais de seus funcionários, e oferece uma plataforma unificada para administrar aparelhos BlackBerry, Android e Apple iOS.

Os smartphones Blackberry, acionados por um novo sistema operacional, têm papel central para o futuro da RIM, que perdeu mercado para o iPhone da Apple e para os aparelhos acionados pelo sistema operacional Google Android, que lidera o setor.

A RIM está apostando agora que sua linha reformulada de novos aparelhos com telas de toque e teclados a ajudará a reconquistar clientes e mercado.

O destino dos novos smartphones pode ser determinado pela recepção dos grandes clientes da RIM, muitos dos quais continuam utilizando os serviços da companhia por causa dos fortes recursos de segurança oferecidos pelos aparelhos Blackberry.

O novo sistema de administração de aparelhos móveis tenta aproveitar a segurança que representa a maior força da RIM, mas oferece diversas inovações que permitem que atenda às mais recentes necessidades dos departamentos de informática, disse Peter Devenyi, diretor sênior de software para empresas na RIM.

"Antecipamos que nossos clientes empresariais realizem a transição para o BB10 rapidamente", disse Devenyi, descrevendo o retorno recebido de agências governamentais e do mundo empresarial como notavelmente positivo.

O BES 10 e os novos aparelhos Blackberry 10 já obtiveram certificação Federal Information Processing Standard (FIPS) 140-2, uma cobiçada licença de segurança do governo dos Estados Unidos que permite que agências do governo empreguem os novos aparelhos tão logo sejam lançados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.