Empresa anunciou queda de 22% nas vendas de computadores no primeiro trimestre de 2013, por conta de alta demanda por tablets
A Apple anunciou, nesta quarta-feira (23), um novo recorde de vendas de iPhones e iPads , mas a linha de computadores da empresa não obteve o mesmo sucesso durante o primeiro trimestre de 2013 (o ano-fiscal da empresa começou em 30 de setembro de 2012). As vendas da linha de computadores Mac apresentaram queda de 22% no período: no primeiro trimestre de 2012, a Apple vendeu 5,2 milhões de Mac, mas no último trimestre vendeu 4 milhões de unidades dos produtos.
LEIA TAMBÉM:
Veja como rodar Windows, MacOS e Linux no mesmo computador

Segundo o site The Verge , Tim Cook, CEO da Apple, afirmou na conferência sobre o balanço que somente o iMac apresentou queda nas vendas de 700 mil unidades em relação ao primeiro trimestre de 2012. O executivo, no entanto, defendeu a linha de Macbooks que, segundo ele, apresentaram crescimento de vendas similar às estimativadas das consultorias de mercado.
Um dos motivos para a queda na venda de computadores, segundo Cook, é o crescimento forte nas vendas do iPad, que estaria canibalizando as vendas de computadores em geral, principalmente PCs. Segundo o site, em 2012, Cook confirmou que o iPad estava canibalizando as vendas de Macs. "O iPad está canibalizando o Mac, mas acredito que há maior canibalização do iPad em relação aos PCs e nós adoramos essa tendência", disse ele, em conferência sobre o balanço em janeiro de 2011.
Mercado de PCs desacelera
A queda nas vendas dos Macs segue a mesma tendência já apresentada no mercado de PCs, que está sendo afetado pela grande demanda dos consumidores por dispositivos móveis. As vendas de PCs caíram 6,4% no quarto trimestre de 2012 em todo o mundo, segundo a consultoria IDC, um resultado pior que o esperado pelos analistas e que representa a primeira queda no número de computadores vendidos no mesmo período nos últimos cinco anos .
Além da maior procura dos consumidores por outros tipos de aparelhos, como smartphones e tablets, a IDC aponta que o impacto da chegada dos primeiros computadores com o sistema operacional Windows 8 foi muito fraco. Segundo a IDC, os consumidores também estão confusos sobre escolher um notebook com tela sensível ao toque ou um tablet com o novo sistema operacional da Microsoft.