Empresa anunciou queda de 22% nas vendas de computadores no primeiro trimestre de 2013, por conta de alta demanda por tablets

A Apple anunciou, nesta quarta-feira (23), um novo recorde de vendas de iPhones e iPads , mas a linha de computadores da empresa não obteve o mesmo sucesso durante o primeiro trimestre de 2013 (o ano-fiscal da empresa começou em 30 de setembro de 2012). As vendas da linha de computadores Mac apresentaram queda de 22% no período: no primeiro trimestre de 2012, a Apple vendeu 5,2 milhões de Mac, mas no último trimestre vendeu 4 milhões de unidades dos produtos.

LEIA TAMBÉM:
Veja como rodar Windows, MacOS e Linux no mesmo computador

Sozinho, iMac respondeu por queda nas vendas de 700 mil unidades, segundo Tim Cook
AFP
Sozinho, iMac respondeu por queda nas vendas de 700 mil unidades, segundo Tim Cook

Segundo o site The Verge , Tim Cook, CEO da Apple, afirmou na conferência sobre o balanço que somente o iMac apresentou queda nas vendas de 700 mil unidades em relação ao primeiro trimestre de 2012. O executivo, no entanto, defendeu a linha de Macbooks que, segundo ele, apresentaram crescimento de vendas similar às estimativadas das consultorias de mercado.

Um dos motivos para a queda na venda de computadores, segundo Cook, é o crescimento forte nas vendas do iPad, que estaria canibalizando as vendas de computadores em geral, principalmente PCs. Segundo o site, em 2012, Cook confirmou que o iPad estava canibalizando as vendas de Macs. "O iPad está canibalizando o Mac, mas acredito que há maior canibalização do iPad em relação aos PCs e nós adoramos essa tendência", disse ele, em conferência sobre o balanço em janeiro de 2011.

Mercado de PCs desacelera

A queda nas vendas dos Macs segue a mesma tendência já apresentada no mercado de PCs, que está sendo afetado pela grande demanda dos consumidores por dispositivos móveis. As vendas de PCs caíram 6,4% no quarto trimestre de 2012 em todo o mundo, segundo a consultoria IDC, um resultado pior que o esperado pelos analistas e que representa a primeira queda no número de computadores vendidos no mesmo período nos últimos cinco anos .

Além da maior procura dos consumidores por outros tipos de aparelhos, como smartphones e tablets, a IDC aponta que o impacto da chegada dos primeiros computadores com o sistema operacional Windows 8 foi muito fraco. Segundo a IDC, os consumidores também estão confusos sobre escolher um notebook com tela sensível ao toque ou um tablet com o novo sistema operacional da Microsoft.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.