Ferramentas em dispositivos móveis facilitam o trabalho, seja no trânsito, em viagens ou para se comunicar com a equipe

Brasil Econômico

Compra de aplicativos na Google Play
Reprodução
Compra de aplicativos na Google Play

A tecnologia está cada vez mais a favor dos executivos: há hoje um mundo de aplicativos que podem ser baixados em dispositivos móveis e em celulares que são grandes aliados no dia a dia.

“Com uma agenda cada vez mais movimentada, ter um bom smartphone ou tablet e utilizar os aplicativos certos se tornou questão de sobrevivência no trabalho”, diz o diretor de marketplace do site de e-commerce MercadoLivre, Leandro Soares.

Entre os aplicativos eleitos como favoritos por dez executivos, estão os que permitem ligações e troca de mensagens sem custos e de forma eficiente.

Mais : Conheça a Google Play, loja de aplicativos e conteúdo do Android

Para este objetivo, o Whatsapp é o mais citado, e preferência de Eduardo Casarini, diretor de marketing da empresa de e-commerce Flores Online.

“Além de não ter custo algum, ele é ágil e confiável. Com ele, consigo falar com parceiros nos Estados Unidos e Reino Unido de forma mais eficiente que outros comunicadores instantâneos”, conta.

Abdallah Harati, diretor de marketing e assuntos corporativos para a América Latina da Nokia Siemens, tem opinião semelhante. “É importante que eu consiga enviar mensagens e tenha certeza de que ela chegou ao destinatário. Nem sempre o SMS não me dá essa segurança”, diz.

Também : Saiba ver arquivos PDF em qualquer leitor de livros digitais

O aplicativo também permite enviar arquivos de áudio e imagens. “Posso trocar aprovações de layouts e outros materiais, como e-mail marketing”, diz Casarini. É possível ainda criar grupos para a troca de mensagens, o que otimizar tempo.

Outras opção para troca de mensagens é o Viber, recomendado por Ladmir Carvalho, diretor executivo da empresa de software Alterdata.

“Como tenho filiais e clientes em todo o Brasil, é importante ter uma forma de comunicação fácil e barata, e o aplicativo cumpre este papel, pois posso usá-lo através do meu pacote de dados e não dependo de uma conexão sem fio”.

Leia : Conheça sete tendências de redes sociais e smartphones em 2013

Quando o sinal 3G está instável, ele prefere utilizar o Voxer, que grava e, posteriormente, envia as mensagens. “Ele transforma o celular em um rádio, e a qualidade da internet não impede seu funcionamento”.

Ter acesso a serviços em tempo real é outro diferencial buscado nos aplicativos. Harati usa o Waze para se atualizar sobre a situação do trânsito em uma rota pré-determinada.

“Ele é baseado em dados reais. Por exemplo, em caso de acidente, já consigo ter ideia de quanto tempo irei gastar a mais na rota e, consequentemente, remarcar compromissos”.

Veja também : iG lança aplicativos para Windows 8

Já Rubens Yoshida, CEO da agência de turismo online Aldeia Brasil, utiliza o Gateguru para se informar sobre a situação de seu voo. “É possível verificar o status em tempo real e receber notificações sobre eventuais atrasos”.

Durante viagens e visitas, armazenar e fazer backup de informações é importante. O Dropbox, utilizado por Soares, funciona como um pendrive virtual, e possibilita acessar documentos arquivados na nuvem de qualquer lugar e com qualquer equipamento.

Carvalho recomenda o mSecure para guardar senhas de cartões de crédito e computadores e de login em sites. “Ele criptografa todas as informações e impede o acesso no caso de roubo do aparelho”.

Saiba mais : Novo aplicativo do Dropbox para iPhone e iPad facilita envio de fotos

Para não perder contatos valiosos, um aplicativo de destaque é o Camcard, que faz uma leitura de cartões de visitas e já guarda os contatos na agenda do celular. “Ele é essencial em reuniões e eventos e fundamental diante da agenda corrida de visitas a parceiros e clientes”, diz Soares.

Quando é importante registrar e guardar informações, o Notability permite fazer anotações manuscritas em textos no formato PDF, como se fosse um caderno virtual, diz Soares. “Por meio da ferramenta também consigo gravar áudio, inserir fotos e vídeos e guardar na nuvem”.

Nestas ocasiões, Ítalo Freitas Filho, diretor de operações e manutenção da AES Tietê, também recomenda o Evernote. “Ele permite fazer registros de ocasiões de várias formas, com fotos, áudio e anotações”.

Veja : Google descarta criação de aplicativos do Gmail e Drive para Windows 8

“O aplicativo inclusive relaciona a hora e o local onde foram realizadas as reuniões”, completa.

Andréa Dietrich, gerente de marketing digital do Grupo Pão de Açúcar, organiza no aplicativo os temas por assuntos e compartilha notas. “Uso muito em eventos”, conta.

Célia von Linsingen, gerente de marketing institucional e consumo do laboratório de fitoterápicos Herbarium, salva no Instapaper artigos e informações que considera importante para ler em outra ocasião.

“Geralmente aproveito o tempo de espera no aeroporto ou avião para isso. Depois, deixo guardado em pastas no aplicativo”, explica.

Também : Na cola do Instagram e Twitter, Flickr lança aplicativo com filtros para fotos

Fontes de inspiração também podem ser encontradas entre as milhares de opções de aplicativos disponíveis nas lojas virtuais.

O diretor geral de operações no Brasil da empresa de nutrição Herbalife, Gioji Okuhara, recomenda o Simple Mind. “Ele opera dentro do conceito do funcionamento da mente por associações. Utilizo no dia a dia profissional, para gerenciar informações, ter ideias e estabelecer prioridades ou estratégias”.

Livia Abrarpour, gerente de produtos da Juv&You, empresa de revenda de acessórios de moda, está sempre em busca de ideias pelo aplicativo da rede social Pinterest. “Consigo separar por categorias imagens de diversos produtos espalhadas por blogs, sites e vendidas no comércio eletrônico”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.