Smartphones Z10 e Q10 são aposta da empresa para se manter relevante

Em evento realizado nesta quarta-feira (30) em Nova York, a BlackBerry anunciou seus primeiros novos aparelhos com o sistema BlackBerry 10. A empresa aposta nesses smartphones para recuperar o terreno perdido para o iPhone e o Android e se manter competitiva no mercado.

BlackBerry Z10 tem tela de 4,2 polegadas
Getty Images
BlackBerry Z10 tem tela de 4,2 polegadas

O Z10 tem tela sensível ao toque de 4,2 polegadas, resolução de 1.280 x 756 e densidade de pixels de 356 ppp e câmera traseira de 8 megapixels, além da dianteira com gravação de vídeo em 720p. Esse aparelho tem apenas teclado virtual, como a maioria dos smartphones atualmente no mercado. Já o Q10 tem o teclado físico característico da linha BlackBerry e tela sensível ao toque de 3,1 polegadas. 

O primeiro país a receber os aparelhos será o Reino Unido, a partir desta quinta-feira (31). Os novos BlackBerry chegam ao Canadá no início de fevereiro e nos Estados Unidos em março. A BlackBerry não anunciou datas para outros países.

Tudo em um só lugar

Durante o lançamento dos aparelhos, a BlackBerry procurou reforçar que o ponto forte do novo sistema é a unificação das atividades em um só ambiente, chamado BlackBerry Hub. Nessa interface é possível acessar e-mails, atualizações de redes sociais, compromissos de agenda e outras atividades. Para acessar o BlackBerry Hub a partir de qualquer tela, basta deslizar o dedo de baixo para cima e depois para a direita.

RIM agora é BlackBerry

Outro anúncio feito durante o evento é que a empresa canadense adotará a partir de agora a marca BlackBerry, deixando de lado a sigla RIM (Research in Motion) que identificava a empresa desde seu lançamento.

Vídeo: Alicia Keys é nova diretora de criação da BlackBerry


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.