Firefox bloqueará conteúdo baseado no Java, Flash e Silverlight

Por iG São Paulo |

Texto

Usuários poderão ativar complementos apenas no momento em que acessarem um site que depende deles para funcionar corretamente

Os engenheiros da Fundação Mozilla planejam desativar o suporte a conteúdos baseados em Java, Adobe Flash Player e Silverlight no navegador Firefox. A mudança, segundo a Mozilla, acontecerá para melhorar o desempenho e a segurança do navegador. Ainda assim, os usuários que desejarem poderão habilitar os complementos (plug-ins) por meio do menu de configurações do Firefox.

LEIA TAMBÉM:
Conheça 4 ferramentas para manter sua privacidade na web 

As mudanças seguem o lançamento do recurso "Click-to-play" (clique para tocar, em português) no final do ano passado. O recurso permite que o usuário apenas ative os complementos na hora que um site requisitá-los para exibir um conteúdo da página. Dessa forma, o usuário deverá clicar em um link do lado esquerdo da URL para ativar os plug-ins e, então, exibir o conteúdo. Depois, os complementos voltam a ficar inativos.

A diferença, segundo a Mozilla, é que o "Click-to-play" até agora só desabilita complementos que estejam atualizados e que possam ser usados por invasores para instalar aplicativos maliciosos ou vírus no computador. No futuro, porém, o recurso bloqueará todos os complementos, até aqueles que estiverem em dia com a atualização, exceto pelo Adobe Flash Player.

"Algumas das ameaças mais comuns aos usuários são estimuladas por meio da exploração de vulnerabilidades em plug-ins", escreve Michael Coates, diretor de segurança da Mozilla, em uma mensagem no blog oficial. "O recurso click-to-play protege os usuários desses cenários." A Fundação Mozilla não especifica quando a mudança será feita, mas afirma que a equipe de engenharia monitorará os resultados para melhorar a experiência dos internautas.

Leia tudo sobre: firefoxjavasilverlight
Texto

notícias relacionadas