Com a ajuda do Nexus 7, tablet desenvolvido em parceria com o Google, Asus teve maior crescimento nas vendas entre as fabricantes, segundo novo estudo da IDC

A Apple perdeu participação de mercado no último trimestre de 2012, mas ainda continua a liderar as vendas mundiais de tablets com folga, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (31) pela consultoria IDC. Com o avanço da Samsung, que conseguiu aumentar suas vendas de tablets em 263% em um ano, a fatia de mercado da Apple caiu de 51,7% para 43,6% no mesmo período.

LEIA TAMBÉM:
Surface é um tablet lindo com software desajeitado
Veja dicas para escolher o seu tablet

Com ajuda do iPad Mini, Apple vendeu 48% mais tablets em um ano, diz IDC
NYT
Com ajuda do iPad Mini, Apple vendeu 48% mais tablets em um ano, diz IDC

Apesar do crescimento nas vendas, a Samsung, com os modelos de tablets com os sistemas Android e Windows 8, possui participação ainda bastante inferior à da Apple, com 15,1% do mercado mundial. No quarto trimestre, a empresa vendeu 8 milhões de unidades de tablets.

A Apple, por outro lado, registrou crescimento de 48,1% nas vendas de todos os modelos de iPad, com um total de 22,9 milhões de unidades comercializadas apenas no quarto trimestre de 2012. Mesmo assim, a empresa perdeu uma parte de sua participação nas vendas mundiais.

Nexus 7 ajuda Asus

A Asus foi um dos destaques, segundo o IDC, já que, com a ajuda do tablet Nexus 7 fabricado em parceria com o Google, a empresa registrou crescimento de 402,5% nas vendas de tablets em um ano. Apesar disso, a empresa perdeu participação de mercado para outras fabricantes e fechou o quarto trimestre com 5,8% do mercado.

A Amazon e a Barnes & Noble também tiveram bom desempenho no quarto trimestre de 2012. A Amazon, que fabrica o tablet Kindle Fire HD (ainda não disponível no Brasil), aumentou sua fatia do mercado de 8,3% para 11,5% no quarto trimestre; já a Barnes & Noble vendeu cerca de 1 milhão de unidades de seu novo tablet e ficou com 1,9% do total de vendas.

A Microsoft, que lançou o tablet Surface com Windows RT no final de outubro, vendeu apenas 900 mil unidades no quarto trimestre. Segundo os analistas da IDC, a Microsoft e os fabricantes parceiros precisam mudar a estratégia para oferecer tablets com Windows 8 com telas menores e preço mais baixo, de modo a gerar volumes maiores de unidades vendidas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.