Estudo com 1 milhão de sites mais acessados do mundo mostra que gestores de sites preferem PNG por conta de superioridade técnica

As imagens em formato PNG ganharam popularidade no último ano e atualmente são usadas em 62,4% de todos os sites de internet, de acordo com novo estudo da W3Techs . Segundo monitoramento realizado pela empresa em 1 milhão de sites entre os mais populares de acordo com o ranking Alexa, o formato GIF ficava em segundo lugar entre os mais usados por uma diferença de 15% sobre o PNG há apenas um ano.

PNG se torna mais popular que GIF em maior parte dos sites mais populares da web
Divulgação
PNG se torna mais popular que GIF em maior parte dos sites mais populares da web

Os dois formatos de imagem só perdem em popularidade para o JPEG, usado na maioria dos sites analisados pela W2Techs. Segundo a empresa, os gestores de sites passaram a adotar mais o PNG por conta de sua superioridade técnica em relação ao JPEG: o formato PNG resulta em arquivos menores na maioria das vezes e suporta uma ampla gama de cores e opções de transparência.

O único recurso oferecido pelo GIF como diferencial é o suporte à animação. Contudo, muitos têm deixado os GIFs animados fora dos sites, por conta da semelhança com os primeiros sites desenvolvidos na década de 1990. "Atualmente, a animação é mais usada em anúncios, mas GIFs animados são considerados pobres em relação ao Flash", diz Mathias Gelbamann, responsável pela equipe que mantém o W3Techs, no site.

Um dado interessante, no entanto, mostra que o formato GIF é mais popular do que o PNG nos 1 mil sites mais populares do Alexa, o que, segundo a consultoria, deve mudar nos próximos meses. O PNG é muito popular em alguns países da Europa, como França, Itália e Espanha, mas é pouco usado em países da Ásia, como China e Japão. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.