Donos de aparelhos da marca poderão usar o recurso para apagar arquivos, bloquear aparelho e até emitir alerta sonoro em caso de perda ou roubo

A Sony Mobile, fabricante dos smartphones e tablets Xperia, começou a oferecer um novo recurso que permite que os donos de aparelhos da linha possam encontrá-los em caso de perda ou roubo. A ferramenta, similar ao "Find my iPhone" (encontre meu iPhone, em português) da Apple, começará a funcionar em alguns países nórdicos, como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, e apenas para usuários de alguns modelos lançados em 2012.

Smartphones da linha Xperia terão recurso para localizar aparelho perdido
Reuters
Smartphones da linha Xperia terão recurso para localizar aparelho perdido

O recurso para encontrar o smartphone quando o aparelho foi perdido ou roubado ganhou popularidade com a ajuda da Apple, quando lançou o iPhone. Anos depois, no entanto, o recurso ainda não faz parte do sistema operacional Android, do Google, adotado pela Sony como sistema  operacional principal para smartphones.

De acordo com a Sony, o recurso é parte do serviço My Xperia e permitirá que os usuários travem o aparelho e protejam as informações nele armazenadas. Depois de fazer login por meio do aplicativo que será instalado no smartphone, o usuário poderá acessar o site da Sony com sua conta do Google e usar diversos recursos, como ver o dispositivo em um mapa ou enviar um comando para o aparelho emitir um alerta.

Em situações de perda, o usuário pode bloquear o aparelho e mostrar uma mensagem de alerta na tela com suas informações de contato. O aplicativo também permite acessar a memória do smartphone ou tablet e copiar ou apagar todos os arquivos armazenados. Para instalar o serviço, os usuários deverão utilizar a central de atualizações da Sony, por meio do próprio aparelho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.