Com novo aplicativo, empresa poderá usar dados de geolocalização para direcionar publicidade aos internautas que compartilharem localização com amigos

O Facebook pode lançar um novo aplicativo em breve para monitorar a localização dos amigos na rede social, de acordo com fontes da agência de notícias Bloomberg . O aplicativo, que deve ser lançado na metade de março, será usado para ver quais amigos estão por perto e rodará em segundo plano no aparelho, para que os amigos possam saber qual a localização do usuário a todo momento.

LEIA TAMBÉM:
Foursquare abandona Google Maps na web e investe em código aberto

Facebook pode ganhar aplicativo dedicado para localização de amigos
Getty Images
Facebook pode ganhar aplicativo dedicado para localização de amigos

O novo aplicativo, segundo a agência, poderia ajudar o Facebook a lucrar mais, já que pode facilitar a venda de publicidade baseada em geolocalização. Se a rede social souber, por exemplo, a região onde o usuário trabalha, poderá mostrar anúncios de restaurantes próximos na rede social.

Segundo as fontes, a equipe do Facebook que cuida do aplicativo de geolocalização é liderada por Peter Deng, um diretor que trabalha na empresa desde 2007.

Alguns integrantes da equipe são desenvolvedores que vieram trabalhar na empresa após a aquisição do Gowalla , rede social baseada em geolocalização que era rival do Foursquare. A empresa foi comprada pelo Facebook, que decidiu por extinguir o serviço, em 2011.

A política de uso de dados do Facebook atualmente afirma que a empresa pode usar dados de geolocalização do usuário para "avisar os amigos que estão próximos ou oferecer promoções que o usuário possa se interessar". Contudo, a empresa possui apenas dados de localização que os usuários concordam em divulgar na sua rede de amigos quando fazem check-in (registro) em um local por meio do aplicativo do Facebook.

Preocupação com privacidade

Outras grandes empresas de tecnologia, como Google e Apple, também já tentaram lançar aplicativos para monitorar a localização dos usuários e compartilhá-la com os amigos, mas falharam em atrair grandes audiências. O Google possui o aplicativo Google Latitude , que permite ver a localização em tempo real dos amigos -- é possível configurá-lo para informar a localização a cada poucos minutos ou esconder a localização.

A Apple, por outro lado, lançou o aplicativo Find my Friends, que estreou na versão 5 do iOS, sistema operacional da Apple para dispositivos móveis. O usuário precisa adicionar um amigo e ser adicionado de volta para que ambos possam compartilhar sua localização entre si. É possível configurar o aplicativo para compartilhar sua localização apenas durante determinado período de tempo ou somente quando o usuário chegar a um determinado local.

    Leia tudo sobre: facebook aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.