Após lançamento dos primeiros aparelhos com nova versão do sistema, BlackBerry decidiu atualizar camada de software que permite uso de aplicativos para sistema do Google

Os usuários de smartphones e tablets com o novo sistema operacional BlackBerry 10 poderão, no futuro, usar aplicativos desenvolvidos para smartphones e tablets com o sistema Android, do Google, em sua versão 4.1 ou Jelly Bean. Isso será possível, pois a BlackBerry atualizará a camada de software que simula o ambiente do Android e permite rodar os aplicativos em seu sistema.

LEIA TAMBÉM:
Novo sistema para BlackBerry é aposta da RIM para sair da crise

BlackBerry Z10 tem tela de 4,2 polegadas
Getty Images
BlackBerry Z10 tem tela de 4,2 polegadas

Os smartphones BlackBerry e o tablet Playbook permitem que os usuários baixem aplicativos selecionados desenvolvidos para Android e disponibilizados por meio do BlackBerry App World desde o início de 2011. Contudo, até agora somente aplicativos desenvolvidos para Android 2.3 ou Gingerbread são suportados.

Com a atualização, a BlackBerry aumentará a quantidade de aplicativos que poderão ser oferecidos também aos usuários dos novos smartphones da marca. A falta de aplicativos disponíveis para o sistema BlackBerry 10, é um dos fatores que podem dificultar a popularização dos novos produtos entre os consumidores.

Novos smartphones

A BlackBerry anunciou o primeiro smartphone com o BlackBerry 10, o Z10, no final de janeiro. Ele tem tela sensível ao toque de 4,2 polegadas, câmera traseira de 8 megapixels, além da dianteira com gravação de vídeo em 720p. Esse aparelho tem apenas teclado virtual, como a maioria dos smartphones atualmente no mercado. Já o Q10 tem o teclado físico característico da linha BlackBerry e tela sensível ao toque de 3,1 polegadas.

O primeiro país a receber os aparelhos será o Reino Unido, a partir desta quinta-feira (31). Os novos BlackBerry chegam ao Canadá no início de fevereiro e nos Estados Unidos em março. A BlackBerry não anunciou datas para outros países.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.