Tamanho do texto

Após lançamento dos primeiros aparelhos com nova versão do sistema, BlackBerry decidiu atualizar camada de software que permite uso de aplicativos para sistema do Google

Os usuários de smartphones e tablets com o novo sistema operacional BlackBerry 10 poderão, no futuro, usar aplicativos desenvolvidos para smartphones e tablets com o sistema Android, do Google, em sua versão 4.1 ou Jelly Bean. Isso será possível, pois a BlackBerry atualizará a camada de software que simula o ambiente do Android e permite rodar os aplicativos em seu sistema.

LEIA TAMBÉM:
Novo sistema para BlackBerry é aposta da RIM para sair da crise

BlackBerry Z10 tem tela de 4,2 polegadas
Getty Images
BlackBerry Z10 tem tela de 4,2 polegadas

Os smartphones BlackBerry e o tablet Playbook permitem que os usuários baixem aplicativos selecionados desenvolvidos para Android e disponibilizados por meio do BlackBerry App World desde o início de 2011. Contudo, até agora somente aplicativos desenvolvidos para Android 2.3 ou Gingerbread são suportados.

Com a atualização, a BlackBerry aumentará a quantidade de aplicativos que poderão ser oferecidos também aos usuários dos novos smartphones da marca. A falta de aplicativos disponíveis para o sistema BlackBerry 10, é um dos fatores que podem dificultar a popularização dos novos produtos entre os consumidores.

Novos smartphones

A BlackBerry anunciou o primeiro smartphone com o BlackBerry 10, o Z10, no final de janeiro. Ele tem tela sensível ao toque de 4,2 polegadas, câmera traseira de 8 megapixels, além da dianteira com gravação de vídeo em 720p. Esse aparelho tem apenas teclado virtual, como a maioria dos smartphones atualmente no mercado. Já o Q10 tem o teclado físico característico da linha BlackBerry e tela sensível ao toque de 3,1 polegadas.

O primeiro país a receber os aparelhos será o Reino Unido, a partir desta quinta-feira (31). Os novos BlackBerry chegam ao Canadá no início de fevereiro e nos Estados Unidos em março. A BlackBerry não anunciou datas para outros países.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.