Z10 e Q10 estão em fase de homologação e importação e, se processo terminar rápido, produtos podem chegar ao varejo e operadoras em abril

Em um evento realizado nesta quinta-feira (21) em São Paulo, a BlackBerry apresentou os smartphones Z10 e Q10, os primeiros da linha com a nova versão do sistema operacional, ao mercado brasileiro. Os produtos foram anunciados mundialmente no final de janeiro e chegarão primeiro à Venezuela em março, país da América Latina onde a empresa tem a maior participação de mercado. No Brasil, os produtos estão à venda até junho.

LEIA TAMBÉM:
Análise: Com Z10, BlackBerry mostra que ainda está viva
Novo sistema para BlackBerry é aposta da RIM para sair da crise

Se o processo de homologação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de importação dos produtos andar com rapidez, é possível que o Z10 esteja nas lojas do varejo e operadoras até abril. "Não fechamos exclusividade com nenhuma operadora", disse Adriano Lino, diretor de inteligência de mercado da BlackBerry para o Brasil.

Z10 é smartphone mais avançado da nova linha da BlackBerry
Getty Images
Z10 é smartphone mais avançado da nova linha da BlackBerry

Os produtos com o BlackBerryOS 10 representam a tentativa da BlackBerry, antiga Research in Motion (RIM), de recuperar mercado diante da concorrência acirrada da Apple e do Google, que ofereceram sistemas operacionais mais modernos e a possibilidade de instalar aplicativos em 2007 e 2008, respectivamente. No Brasil, segundo a IDC, a BlackBerry tem menos de 15% do mercado de smartphones.

O Z10 e o Q10 terão preços similares aos de outros smartphones vendidos no mercado brasileiro. O iPhone 5 e o Galaxy S III, dois smartphones topo de linha que são os principais rivais do Z10 no mercado, custam R$ 2,4 mil e R$ 2,1 mil em suas versões mais básicas. "O Z10 é um produto 'high-end' e estará em todos os mercados da América Latina até o final do semestre", disse Lino, durante o evento. Os dois modelos suportam NFC (Near Field Communications), tecnologia usada para pagamentos por meio do celular e transferência de arquivos, e redes de telefonia celular de quarta geração (4G).

O Z10 tem tela de 4,2 polegadas, com resolução de 1.280 x 756 linhas, e possui câmera traseira de 8 megapixels. O produto também possui uma câmera frontal que filma com resolução de 720p.  No caso do Q10, smartphone que vem com o teclado físico característico da BlackBerry, a tela é de 3,1 polegadas. A bateria dos smartphones, de acordo com Lino, tem duração de um dia em uso constante.

Novo sistema

O novo sistema dos aparelhos BlackBerry foi totalmente remodelado e tem base na plataforma QNX, a mesma usada no tablet Playbook, lançado pela empresa no ano passado. De acordo com Demien Borba, evangelhista da plataforma BlackBerry para o Brasil, o Z10 não tem botões físicos, porque o sistema foi desenvolvido para facilitar a interação com a ponta dos dedos. "O usuário pode desbloquear e interagir com o aparelho com uma mão só, usando apenas o dedão", diz Borba.

O teclado do novo sistema é um dos recursos que chama a atenção. Ele foi criado para tentar "advinhar" o que o usuário está escrevendo e, além de sugerir novas letras, ele sugere também as palavras seguintes, de acordo com o contexto. As palavras sugeridas aparecem sobre a primeira letra correspondente e, para incluí-la em uma mensagem, basta arrastar a palavra para o campo da mensagem. "Se o usuário começar a escrever em outra língua, ele reconhece e sugere palavras no novo idioma", explica Borba.

Assim como os aparelhos com sistema operacional Windows Phone, o novo sistema também oferece um "hub" de contatos, onde é possível encontrar todas as informações, como telefone e e-mail, além do histórico de interação: chamadas de voz e vídeo, mensagens de texto, e-mails e mensagens em redes sociais, aparecem num mesmo local. O aplicativo de fotos também traz recursos inovadores, como o que permite "retroceder" o rosto das pessoas fotografadas que saíram com os olhos fechados.

Aplicativos

De acordo com a BlackBerry, atualmente mais de 70 mil aplicativos desenvolvidos especificamente para a versão 10 do sistema para aparelhos da marca estão dispiníveis na loja BlackBerry World. Os executivos da empresa, no entanto, não souberam informar quantos desses aplicativos foram desenvolvidos para o sistema operacional Android , do Google, e adaptados para rodar na plataforma da BlackBerry sobre uma camada de software.

Entre os aplicativos que já estão disponíveis na loja estão os de redes sociais, como Facebook e Twitter, What's App, Skype e Netflix. Alguns aplicativos desenvolvidos no Brasil também estão disponíveis, como dos bancos Bradesco e Itaú, Climatempo, Cinemark e Mercado Livre. A empresa não informou quantos aplicativos em português desenvolvidos para BB 10 estão disponíveis no BlackBerry World.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.