Enquanto Instagram trabalha para fazer aplicativo desenvolvido para Android rodar em novos smartphones, BlackBerry inclui opções de filtros e bordas em seu próprio aplicativo de câmera

O Instagram, popular serviço de compartilhamento de fotos, não deve lançar um aplicativo nativo para os aparelhos com o novo sistema BlackBerry 10. Fontes do blog All Things Digital , vinculado ao jornal The Wall Street Journal, afirmam que, embora a equipe do serviço não esteja trabalhando em um aplicativo para BB10, ela está em colaboração com a BlackBerry para tornar o aplicativo do Instagram para Android compatível com a plataforma.

Instagram para Android seja ajustado para rodar em smartphones BlackBerry
Reprodução
Instagram para Android seja ajustado para rodar em smartphones BlackBerry

O novo sistema para smartphones BlackBerry, considerado o principal pilar da empresa para recuperar o espaço no mercado de celulares, é compatível com aplicativos originalmente desenvolvidos para o sistema operacional Android, do Google.

Contudo, para que o aplicativo funcione corretamente, os desenvolvedores precisam fazer algumas mudanças no código. Os usuários podem baixar os aplicativos adaptados no BlackBerry World.

Em comunicado ao blog, a BlackBerry se limitou a dizer que "tem uma parceria forte e está engajada ativamente em torno do suporte do Instagram para BB10". Segundo a empresa, no entanto, ainda não há uma data de quando o aplicativo estará disponível para os usuários dos novos aparelhos. A BlackBerry anunciou nesta quinta-feira (21) que lançará o Z10 e Q10 no Brasil até o final do semestre.

Durante os dois anos em que a BlackBerry desenvolve o BlackBerryOS 10, a empresa esteve engajada em atrair desenvolvedores para a plataforma, embora grande parte deles esteja envolvida com o desenvolvimento de aplicativo para iPhone e Android. A empresa também fez parceria com serviços populares, como Facebook e Twitter, para criar versões nativas dos aplicativos para o BB10. Essas versões seguem o design e funcionalidades da nova versão do sistema.

De acordo com a BlackBerry, até o momento existem mais de 70 mil aplicativos desenvolvidos para a plataforma BB10, mas a empresa não divulga quantos desses aplicativos foram originalmente desenvolvidos para Android e quantos deles foram criados especificamente para os novos aparelhos.

Filtros próprios

Em demonstração em São Paulo nesta quinta-feira (21), os executivos da BlackBerry mostraram que o aplicativo de câmera do Z10, além de oferecer a nova função que permite retroceder a imagem caso o usuário saia com os olhos fechados, também terá filtros e bordas para imagens, como os oferecidos pelo Instagram.

A empresa não divulgou quantos filtros estarão disponíveis no sistema, mas o usuário poderá usar os dedos para controlar a aplicação do filtro nas imagens e ver uma prévia antes de publicá-la em redes sociais, por meio dos recursos de compartilhamento do próprio sistema.

    Leia tudo sobre: instagram aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.