Escultor ítalo-brasileiro responsável por introduzir o modernismo nas esculturas brasileira completaria 119 anos nesta sexta-feira (22)

A página do Google desta sexta-feira (22) traz um novo doodle, desta vez em homenagem ao escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret. Responsável por introduzir o modernismo às esculturas produzidas no Brasil, Brecheret foi o criador do Monumento às Bandeiras, localizado em frente ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Victor Brecheret é homenageado com novo doodle do Google
Reprodução
Victor Brecheret é homenageado com novo doodle do Google

A obra foi construída entre os anos de 1940 e 1950, quando o artista retratava a cultura indígena do Brasil, e é exibida no logotipo especial criado pelo Google para lembrar o 119º aniversário do nascimento do escultor. Brecheret nasceu em São Paulo em 22 de fevereiro de 1894.

No início da carreira, quando era estudante do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, Brecheret era artesão e, mais adiante, quando viveu na Europa, passou a produzir obras influenciadas pelos movimentos do construtivismo, expressionismo e cubismo. Depois, ele passou a criar esculturas que mesclavam as experiências que obteve na Europa com a realidade indígena brasileira.

Brecheret criou a maquete do Monumento à Bandeira na década de 1920 e alguns anos depois foi contratado pelo governo do Estado de São Paulo para construí-lo. O projeto demorou cerca de 30 anos e foi concluído apenas em 1953. Ele morreu em 1955, quando tinha 62 anos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.