Realizado em Barcelona, Mobile World Congress reúne novidades dos maiores fabricantes de celulares e tablets

Começa nesta segunda-feira (25) em Barcelona o Mobile World Congress, maior evento sobre celulares e tablets do mundo. Cerca de 70 mil pessoas são esperadas no evento, restrito apenas a analistas, expositores e jornalistas. A organização espera que cerca de 1.500 empresas demonstrem seus produtos na feira. Confira a seguir as prováveis novidades dos principais fabricantes.

Veja fotos da edição de 2012 do MWC

Nokia

Rumores dão conta de que a empresa finlandesa apresentará celulares de baixo custo. Mas não se sabe se os modelos rodarão o Windows Phone 8 ou o sistema Asha. Como o Lumia 920, melhor aparelho da empresa, foi anunciado em setembro de 2012, não deve haver  lançamento de novos aparelhos topo de linha no evento.

Samsung

A empresa coreana apresentará uma versão de 8 polegadas da linha Galaxy Note. O esperado celular Galaxy S 4, porém, deve aparecer somente em um evento posterior da empresa, provavelmente em março.

Sony

Há rumores de que a empresa japonesa pode anunciar um celular com tela gigantesca de 6,4 polegadas, quase um tablet.

Asus

A empresa divulgou um vídeo viral em que promete um "milagre metálico" no MWC. Rumores dão conta de que será uma nova versão do híbrido PadFone.

ZTE

A chinesa ZTE deve apresentar seu primeiro celular com Firefox OS, sistema criado pela Mozilla. A empresa deve também ter em seu estande o recém-anunciado Grand Memo, aparelho com tela de 5,7 polegadas anunciado há três semanas.

Huawey

A empresa chinesa deve lançar uma versão atualizada do smartphone Ascend P1. Rumores indicam que ele terá câmera de 13 megapixels e, possivelmente, processador de oito núcleos.

LG

Poucos dias antes do início do evento, a LG anunciou dois novos modelos da linha Optimus: F5 (tela de 4,2 polegadas, 8 GB de armazenamento, processador dual core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM) e F7 (4,7 polegadas, 2 GB de RAM, processador dual core de 1,5 GHz). Esses aparelhos serão mostrados pela primeira vez no MWC. O MWC também marcará a estreia do Optimus G Pro, aparelho com tela de 5,5 polegadas que deve concorrer com o Galaxy Note II, da Samsung.

Google

Os estandes do Google estiveram entre os maiores destaques do MWC nos últimos anos. Mas esse não será o caso da edição de 2013. A empresa não terá estande nem atividades na feira e apenas reforçará os estandes dos fabricantes de celulares com Android. 

Facebook

Pela primeira vez, o Facebook terá um estande no MWC. Não se espera nenhum anúncio de um celular próprio. O estande provavelmente trará apenas demonstrações de recursos da rede social para tablets e smartphones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.