Acordo entre as duas empresas foi anunciado no Mobile World Congress

O "falecido" sistema operacional WebOS, atualmente de propriedade da HP, passará a ser mantido pela LG, noticia nesta segunda-feira a CNET . O WebOS, que foi criado originalmente para smartphones e tablets, será usado em TVs da empresa coreana. O acordo entre a HP e a LG para a venda do sistema e das propriedades intelectuais relacionadas foi anunciado durante o Mobile World Congress , em Barcelona.

WebOS começou na Palm

O WebOS foi desenvolvido originalmente pela Palm para a linha de celulares Pre, lançada em 2009. Os aparelhos foram elogiados por seus recursos inovadores na época, mas isso não foi o suficiente para salvar a Palm, que estava em dificuldades financeiras.

Touchpad: primeiro e único aparelho da HP com WebOS
Getty Images
Touchpad: primeiro e único aparelho da HP com WebOS

A Palm foi comprada pela HP em abril de 2010 e, com isso, o WebOS passou a ser gerenciado pela tradicional fabricante de computadores. No ano seguinte, a HP lançou o tablet TouchPad, seu primeiro aparelho com WebOS.

O tablet, entretanto, foi um completo fracasso de vendas e ficou menos de dois meses no mercado . Depois do fracasso do tablet, a HP cancelou todos os seus investimentos na plataforma. O TouchPad foi o primeiro e último equipamento da HP com WebOS.

Com o acordo anunciado hoje, a HP transfere para a LG todos os códigos de programação, patentes e outros tipos de propriedade intelectual. A empresa coreana não forneceu uma previsão sobre quando suas primeiras TVs com WebOS chegarão ao mercado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.