Nova tecnologia patenteada pela empresa permite vincular conteúdos à conta de outro usuário, desde que detentor dos direitos autorais concorde

A Apple pode permitir, no futuro, que os usuários emprestem suas músicas, filmes e livros digitais aos amigos por meio da iTunes Store. O recurso está em um novo registro de patente da Apple, divulgado pelo escritório de marcas e patentes dos Estados Unidos, que inclui tecnologias criadas pela empresa em setembro de 2011 e junho de 2012.

LEIA TAMBÉM:
Leitor de livros digitais Kobo Glo permite ler no escuro

iTunes Store pode permitir empréstimo e revenda de músicas, filmes e livros no futuro
Getty Images
iTunes Store pode permitir empréstimo e revenda de músicas, filmes e livros no futuro

O esquema contido no relatório, revelado pelo site Apple Insider , descreve um serviço que permite, por meio da nuvem, que os usuários de dispositivos móveis transfiram conteúdo de um aparelho para outro, mantendo os direitos autorais do conteúdo.

Vale lembrar que o registro da patente não garante que a tecnologia seja disponibilizada aos usuários pela Apple no futuro, mas indica áreas de interesse da empresa.

De maneira semelhante, a Amazon já permite, nos EUA, que alguns livros digitais do Kindle possam ser emprestados pelos usuários aos amigos -- desde que a editora autorize. Com isso, um livro digital comprado por um usuário é vinculado à conta de outro usuário por um período pré-determinado, como uma semana, e depois volta para a conta do dono.

A patente da Apple também descreve que o processo poderia ser utilizado para que consumidores possam revender os conteúdos publicados por meio da iTunes Store para outros usuários. Desse modo, dependendo das condições impostas pela Apple no momento da compra, o usuário poderia revender este conteúdo para outro usuário e repassar uma parte do pagamento à loja virtual.

    Leia tudo sobre: músicas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.