Serviço de fotos do Yahoo andava abandonado, mas ganhou novos recursos recentemente

Recentemente, o Instagram passou por uma polêmica ao tentar alterar seu termo de uso e aumentar seu controle sobre as fotos dos usuários. O serviço teve que recuar após a má repercussão dos novos termos de serviço na web. Mas o incidente mostrou que o Instagram sente a pressão de investidores para ter alguma fonte de receita. Por isso, é possível que futuramente o serviço tente novas fórmulas para integrar publicidade às fotos de seus usuários.

Aplivativo do Flickr para iPhone tem filtros similares aos do Instagram
Reprodução
Aplivativo do Flickr para iPhone tem filtros similares aos do Instagram

Enquanto o Instagram passava por um mau momento, o tradicional Flickr melhorava. O serviço foi pioneiro na publicação de fotos, mas perdeu espaço nos últimos anos. Nos últimos meses, porém, o Flickr voltou com força, graças a novos aplicativos para celulares e mudanças no site. A seguir, você confere sete motivos para trocar o Instagram pelo Flickr. 

1 - Além das fotos quadradas

Ao contrário do Instagram, as fotos no Flickr não são limitadas a 612 pixels. Todas elas são publicadas sem cortes, mantendo a resolução e proporção da foto original. Assim, aquela linda foto panorâmica de uma praia poderá ser compartilhada na íntegra em sua forma retangular. E se resolver exibi-la numa tela grande de alta resolução, não ficará granulada por causa da baixa qualidade.

2 - Fotos não são descartáveis

No Twitter e no Instagram as suas fotos são descartáveis. Tente procurar nos feeds destes serviços alguma foto publicada há muito tempo e veja a dificuldade. Apesar de também possuir um feed de notícias, o Flickr possibilita que suas fotos sejam catalogadas com nomes e marcações. Assim, a qualquer momento fica fácil encontrar uma determinada foto.

3 - Fotografe com o dispositivo móvel e câmera profissional

Os apaixonados por fotografia gostam de usar suas câmeras profissionais DSLR em ocasiões especiais. Neste caso, o Instagram deixa seus usuários na mão, pois as fotos só podem ser compartilhadas a partir de smartphones. Por isso, se quiser organizá-las e compartilhá-las de um só lugar, opte pelo Flickr.

4 - Comunidades e grupos

Encontrar pessoas que tenham interesses em comum é muito fácil nas comunidades e grupos do Flickr. Além disto, a exposição direcionada de suas fotos em grupos pode gerar interesse de terceiros. E como muitos fotógrafos profissionais participam do Flickr, não se surpreenda se começar a receber deles dicas valiosas.

5 - Carregue várias fotos de uma vez

Nada mais chato que um serviço online que limita a quantidade de arquivos que podem ser enviados de uma só vez. No Flickr este limite não existe. Basta selecionar de uma vez todos os arquivos de imagens que deseja carregar para a nuvem e esperar a conclusão do procedimento. As inserções de títulos, descrições e marcações também podem ser feitas numa tacada só.

6 - Configure a privacidade de cada foto

Nem todas as fotos são para todo mundo. O aplicativo do Flickr para iPhone permite que o usuário selecione qual será o tipo de privacidade de cada foto a ser publicada. As opções são pública, amigos & família, amigos, família e privada. Nesta última, somente o proprietário da conta é que pode ver a foto publicada.

7 -  Importação de fotos do Instagram

Quem quer levar suas fotos do Instagram para o Flickr pode usar o serviço Freethephotos . Em poucos cliques, ele migra as fotos de uma conta do Instagram para uma do Flickr. Há algumas restrições, como o limite de 10 mil fotos poderão ser transferidas, devido a limitação mensal de envio do Flickr gratuito de 300MB. Ainda assim, o serviço é uma ajuda e tanto na hora de mudar de serviço.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.