Empresa demorou em torno de 14 horas para resolver o problema que impediu os usuários de acessarem todas as mensagens armazenadas nos serviços de e-mail

Internautas enfrentaram problemas para acessar os serviços de e-mail gratuito da Microsoft em todo o mundo. O Windows Live Hotmail e seu substituto, o Outlook.com, apresentaram falha desde às 21h desta terça-feira (12) até as 11 horas da manhã de hoje (13) para exibir as mensagens recebidas pelos usuários na caixa de entrada. Até o momento, a Microsoft não informou quantos usuários foram afetados pela falha.

Outlook.com e Hotmail enfrentam problemas para exibir mensagens da caixa de entrada
Reprodução
Outlook.com e Hotmail enfrentam problemas para exibir mensagens da caixa de entrada

Por meio da página do status do serviço , a Microsoft informa que o problema já foi resolvido e que seus serviços já podem ser executados normalmente.

A empresa não divulgou a causa da falha, que pode estar relacionada ao processo de migração das contas do Hotmail para o Outlook.com, que deve ser finalizado até a metade de 2013. No final de fevereiro, a Microsoft anunciou que a migração automática das contas do Hotmail para o Outlook.com começará em breve, agora que o novo serviço superou 60 milhões de usuários em todo o mundo.

Atualmente, o Hotmail é o serviço de e-mail gratuito líder em todo o mundo, com 320 milhões de usuários no mundo, 60 milhões deles no Brasil.

Substituição do serviço de e-mail

A Microsoft anunciou o Outlook.com há cerca de seis meses. O novo serviço é uma resposta ao aumento da participação de mercado de outros serviços de e-mail mais modernos, como o Gmail e o Yahoo Mail, e também ao avanço das redes sociais.

O Outlook.com oferece novos recursos mais avançados, como a possibilidade de publicar conteúdo em redes sociais sem sair da página. Além disso, em breve o serviço será integrado ao Skype, o que permitirá fazer chamadas de voz ou vídeo.

Com o Outlook.com, a Microsoft tenta também resolver o problema da marca envelhecida do Hotmail. O serviço foi criado em julho de 1996 pelos americanos Sabeer Bhatia e Jack Smith, e comprado em 1997 pela Microsoft.

De lá pra cá, o serviço mudou de nome algumas vezes, para MSN Hotmail, Windows Live Hotmail e outras variações. Mas, apesar das mudanças, o Hotmail não conseguiu escapar da imagem da imagem de "e-mail de velhos", principalmente após a chegada do Gmail, em 2004.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.