Nova versão do smartphone mais avançado da Samsung será mostrada pela primeira vez em Nova York (EUA) nesta quinta-feira; Acompanhe a cobertura ao vivo no iG

O smartphone Galaxy S 4, a quarta geração do smartphone mais avançado da Samsung, será anunciada nesta quinta-feira (14) em evento em Nova York (EUA). O evento será realizado a partir das 19h (horário de Brasília) e contará com cobertura ao vivo do iG , direto de Nova York.

LEIA TAMBÉM:
iPhone 5 tem tela maior e é mais fino que antecessor
Nokia lança Lumia 920 no Brasil por R$ 1.999
Novo smartphone da LG tem tela full HD de quase 6 polegadas

Única imagem do Galaxy S IV divulgada pela Samsung antes do lançamento revela pouco sobre design do novo aparelho
Divulgação
Única imagem do Galaxy S IV divulgada pela Samsung antes do lançamento revela pouco sobre design do novo aparelho

O novo aparelho, que chegará ao mercado nas próximas semanas, deve oferecer tecnologia de controle com o movimento dos olhos, uma evolução dos recursos lançados pela Samsung na última versão do aparelho, além de tela maior e processador de oito núcleos.

A Samsung exibiu seu primeiro Galaxy S na feira de tecnologia móvel CTIA, nos Estados Unidos, em 2010. A segunda geração do aparelho, chamada de Galaxy S II, foi mostrada inicialmente no Mobile World Congress, maior congresso de celulares do mundo na Espanha, em 2011.

A atual geração do smarphone, o Galaxy S III, fez sua estreia em um evento privado em Londres (Reino Unido) em maio de 2012. Nos sete meses após o lançamento do aparelho, a Samsung superou 40 milhões de unidades vendidas; no total, a empresa já vendeu mais de 100 milhões de smartphones da linha Galaxy S desde a chegada da primeira versão às lojas.

Apesar de a Samsung não oferecer nenhuma dica sobre os recursos do novo aparelho, informações de diversas fontes foram divulgadas sobre as novidades. Confira algumas das prováveis inovações do Galaxy S 4 abaixo:

Tela maior

A tela do Galaxy S 4 deve ser maior que a de seu antecessor. Segundo informações divulgadas por fontes na última semana, o aparelho terá tela de 5 polegadas -- mesmo tamanho da primeira versão do híbrido de smartphone e tablet Galaxy Note. Ainda não há um consenso sobre o tipo de tela: algumas fontes afirmam que ela será de LCD, pois a Samsung não teria alcançado bons resultados ao produzir uma tela Super AMOLED com resolução full HD.

Processador de oito núcleos

O novo smartphone da Samsung pode ganhar poder extra de processamento, sendo o primeiro dispositivo móvel a chegar ao mercado com processador de oito núcleos -- uma versão com chip de quatro núcleos seria comercializada somente nos EUA.

O chip, chamado de Exynos 5 Octa e fabricado pela própria Samsung, pode tornar o produto significativamente mais rápido em relação ao Galaxy S III, que possui chip de quatro núcleos. Além disso, é possível que o consumo de bateria do aparelho se torne mais eficiente, já que as tarefas serão divididas entre os núcleos do chip e processadas em menos tempo.

Software

O novo smartphone da Samsung deve funcionar com a versão mais recente do sistema operacional Android, 4.2 ou Jelly Bean, já que uma nova versão do Android só deve ser liberada pelo Google em maio, durante a Google I/O, conferência anual para desenvolvedores realizada nos EUA.

O smartphone também deve oferecer a interface TouchWiz, uma camada de software que customiza o Android com recursos criados pela própria Samsung Entre os novos recursos podem estar avanços na tecnologia de reconhecimento do olhar do usuário. Os novos recursos serão baseados no Smart Stay, tecnologia que estreou no Galaxy S III e apaga a tela do aparelho quando o usuário deixa de olhar para ela.

Na quarta geração do Galaxy S, o recurso deve ser expandido para rolar páginas de web e páginas de livros eletrônicos automaticamente, de acordo com o movimento dos olhos do usuário. O recurso será ativado por meio da câmera do produto, que monitorará a forma como os olhos do usuário se movem ao olhar para a tela.

Acabamento e câmera

Assim como o Galaxy S III, é possível que a quarta geração do smartphone receba acabamento em plástico com laterais em metal -- o que deixa o produto da Samsung em desvantagem em relação ao iPhone, que usa vidro e metal para um visual mais sofisticado. O produto também deve deixar de oferecer o botão físico "home"; para voltar à tela inicial, o usuário poderá acionar um comando por meio do próprio Android.

A câmera do Galaxy S 4 deve oferecer resolução de imagem significativamente melhor que a da versão anterior. O Galaxy S III oferece atualmente duas câmeras, sendo uma traseira de 8 megapixels, e uma câmera frontal mais simples, para videochamadas. O Galaxy S 4, segundo rumores, pode oferecer uma câmera traseira de 13 megapixels e uma frontal de 2,1 megapixels.

Conectividade

O novo produto, assim como a versão anterior, deve oferecer a tecnologia NFC (Near Field Communications), usada para transferência de arquivos por meio da aproximação de dois smartphones compatíveis. Porém, na nova versão, o smartphone deve usar uma tecnologia da Visa para transformar o Galaxy S 4 em uma carteira digital . Assim com outros aparelhos topo de linha, o Galaxy S 4 oferecerá conexão LTE/4G, Wi-Fi e Bluetooth.

Conheça outros smartphones da linha Galaxy, fabricados pela Samsung:

Quais novos recursos você gostaria de encontrar no Galaxy S 4? Comente no final da página.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.