Quarta geração do smartphone da Samsung poderá traduzir, em tempo real, conversa entre pessoas que falam idiomas diferentes

A Samsung acaba de apresentar, em evento em Nova York (EUA), o Galaxy S4, a quarta geração do smartphone mais avançado da linha Galaxy . O novo aparelho possui tela Super AMOLED de 5 polegadas com resolução full HD. Apesar de pouco maior do que a tela do Galaxy S III, ela ocupa mais espaço na parte frontal do aparelho, que também ficou mais fino e leve. O produto deve chegar às lojas de 155 países até o final de abril. A Samsung não divulgou o preço do aparelho.

Gostou do Galaxy S4? Comente no final da página.

O produto chega ao mercado com processador Exynos 5 Octa de 1,8 GHz com oito núcleos (nos EUA o processador será o Snapdragon S4 Pro de 1,9 GHz), sendo o primeiro smartphone do mercado a oferecer um chip com tanto núcleos. O Galaxy S4 também é equipado com 2 GB de memória RAM e terá versões com 16 GB, 32 GB e 64 GB de memória interna, além de entrada para cartão de memória microSD. O sistema operacional é o Android 4.2 ou Jelly Bean, última versão anunciada pelo Google.

A câmera do aparelho é um dos recursos que mais impressionam, já que ela tira fotos com resolução de 13 megapixels e filma com resolução full HD (1080p). Há também uma câmera frontal, de 2 megapixels, para videochamadas. As duas câmeras podem ser usadas em conjunto para fazer filmagens, de acordo com a Samsung. Um novo recurso desenvolvido pela Samsung e que funciona em conjunto com a câmera organizará álbuns de fotos automaticamente.

JK Shin, chefe de dispositivos móveis da Samsung, apresenta o novo Galaxy S4
Getty Images
JK Shin, chefe de dispositivos móveis da Samsung, apresenta o novo Galaxy S4

Outro novo recurso do smartphone que impressionou os presentes no evento em Nova York é o S Translator, que permite traduzir conversas em tempo real. Um viajante, por exemplo, pode usar o smartphone para conversar com uma pessoa que fala outro idioma ao traduzir as frases na hora: o smartphone grava o áudio, traduz para o outro idioma e reproduz uma nova versão do áudio.

O novo recurso estará disponível, já no lançamento, em oito idiomas: alemão, chinês, espanhol, inglês (americano e britânico), francês, italiano, japonês e coreano, além do português do Brasil. O anúncio do tradutor para o português é um indício de que o Brasil deve ser um dos primeiros países a receber o produto, ainda em abril. O recurso deve ser útil para os turistas estrangeiros que visitarão o Brasil durante a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

O novo smartphone da Samsung também ganhou melhorias na tecnologia que reconhece o movimento dos olhos do usuário. Além de apagar a tela quando o usuário não está olhando diretamente para ela, recurso lançado no Galaxy S III, agora o aparelho também pausará um vídeo, caso o usuário deixe de olhar para a tela. Será possível também rolar páginas de web e de livros eletrônicos com o movimento dos olhos.

Com corpo fabricado em policarbonato, o Galaxy S4 terá conexões 3G e 4G/LTE, além de Wi-Fi e Bluetooth e MHL 2.0. O aparelho terá bateria de longa duração, além dos tradicionais sensores, como acelerômetro, luminosidade e bússola, mas também novos sensores como temperatura, gestos e infravermelho. Quando chegar às lojas, o produto será vendido nas cores preto e branco.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.