Número inclui programas nativos e aplicativos do Android convertidos para o sistema

Z10 é primeiro aparelho com novo sistema da BlackBerry
Getty Images
Z10 é primeiro aparelho com novo sistema da BlackBerry


Em comunicado oficial, a BlackBerry informou nesta quinta-feira (21) que a loja de aplicativos do BlackBerry 10 chegou à marca de 100 mil programas. Lançado no fim de janeiro, o BlackBerry 10 é o novo sistema da empresa para smartphones e está nos celulares Z10 e Q10.

Análise: Com Z10, BlackBerry mostra que ainda está viva

O número ainda é menor do que o de lojas concorrentes, como WIndows Phone (170 mil aplicativos), Android e Apple (mais de 700 mil cada). Mas é uma marca expressiva para um sistema que está no mercado há pouco mais de um mês em apenas um aparelho, o Z10 (o Q10 deve ser lançado até junho).

O total de 100 mil aplicativos inclui tanto programas desenvolvidos especificamente para o BlackBerry 10 quanto aplicativos convertidos do sistema Android. O BlackBerry 10 tem um emulador que permite rodar também aplicativos de Android, desde que sejam convertidos pelos desenvolvedores. A BlackBerry não divulgou o percentual de aplicativos nativos em relação ao total de programas da loja.

Entre os aplicativos para BlackBerry 10 estão nomes conhecidos, como Amazon, CNN e Skype. Mas a empresa ainda terá que se esforçar para trazer nomes de peso. A Netflix, por exemplo, ainda não tem aplicativo para BlackBerry 10. E executivos do Instagram afirmaram que o sistema não está no seus planos .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.