Usuários poderão configurar Apple ID para enviar um código por meio de mensagem de texto (SMS) que deverá ser usado, junto com a senha, para acessar serviços da Apple

A Apple aumentou a segurança dos usuários dos serviços acessados por meio de uma Apple ID, como iCloud, iTunes Store e App Store, com um novo recurso de autenticação em dois passos, anunciou a empresa por meio de sua página de suporte nesta sexta-feira (22). Ao habilitar o recurso, o usuário digitará sua senha, mas receberá um código por meio de uma mensagem de texto (SMS), que deverá ser digitado para confirmar a identidade da pessoa e completar o login.

LEIA TAMBÉM:
Após invasão de conta de jornalista, Apple muda política de troca de senhas

Com verificação em dois passos, Apple aumenta segurança dos usuários da Apple ID
Getty Images
Com verificação em dois passos, Apple aumenta segurança dos usuários da Apple ID

O novo recurso, por enquanto, só está disponível para usuários de Macs e dispositivos móveis da Apple, como iPhone e iPad, que residem na Austrália, Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. A verificação em dois passos adiciona mais um obstáculo para invasores que tentam lucrar com o roubo de identidade de usuários, ou mesmo acessar informações pessoais de internautas.

Segundo a Apple, o recurso é opcional, ou seja, se o usuário não quiser, não é necessário ativá-lo para continuar a comprar aplicativos e a armazenar arquivos por meio do serviço de backup em nuvem da empresa. Para ativar o recurso, o usuário deve acessar a página do site da Apple que permite gerenciar a Apple ID e acessar a aba "Senha e segurança". Depois, basta marcar o item "Ativar verificação em dois passos".

É importante saber que, ao ativar a verificação em dois passos, o usuário não receberá mais a senha atual em seu e-mail ou e-mail alternativo, como acontece atualmente após a empresa exigir a resposta a algumas perguntas de segurança. A Apple fornecerá um código de 14 dígitos que deve ser guardado pelo usuário para permitir o acesso à conta em caso de perda ou roubo da senha.

Depois de ativada, a verificação em dois passos pode ser desligada a qualquer momento pelo usuário. Para isso, basta acessar a página de gerenciamento da Apple ID e desmarcar a caixa de verificação em dois passos. O usuário será orientado, então, a configurar novamente três perguntas de segurança e informar um e-mail alternativo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.