Serviço de armazenamento do Google fica apenas com o quarto lugar entre os mais usados pelos internautas americanos, segundo a Strategy Analytics

O iCloud, serviço de backup em nuvem da Apple, lidera entre os serviços de backup em nuvem mais usados nos Estados Unidos, de acordo com a consultoria Strategy Analytics, com 27% dos usuários deste tipo de serviço. O Dropbox, que acabou de ganhar uma versão em português , fica com o segundo lugar, com 17% do total.

LEIA TAMBÉM:
Veja dicas de serviços para guardar arquivos na nuvem

iCloud lidera mercado americano de backup em nuvem e é o único que tem mais mulheres do que homens entre usuários
Getty Images
iCloud lidera mercado americano de backup em nuvem e é o único que tem mais mulheres do que homens entre usuários

O Google Drive, alternativa oferecida pelo Google para os usuários armazenarem arquivos na nuvem, fica somente com o quarto lugar entre os serviços mais usados, após o Amazon Cloud Player (não disponível no Brasil). O serviço do Google possui apenas 10% do mercado de nuvem  para usuários domésticos nos EUA.

Segundo os analistas da Strategy Analytics, que entrevistaram 2,3 mil internautas americanos, o "motor" do mercado de backup em nuvem é o acervo de músicas dos próprios usuários. A consultoria estima que este tipo de arquivo represente 90% do total armazenado nos serviços da Apple, Amazon e Google.

"A música é atualmente o principal fator na batalha pelo mercado de nuvem. O Google está tentando os usuários com espaço gratuito para 20 mil músicas que podem ser ouvidas a partir de qualquer dispositivo Android, um recurso que é cobrado nas opções da Apple e Amazon", diz Ed Barton, diretor de mídias digitais da Strategy Analytics.

De acordo com estudo, a maior parte dos usuários de serviços de backup em nuvem têm idade entre 20 e 24 anos. O serviço iCloud, da Apple, é o único que tem mais mulheres do que homens entre os usuários. Entre os quatro mais bem colocados no ranking, o Google Drive é o que tem maior presença de homens. "Ainda existe um desafio de educar os internautas com idade superior a 45 anos", diz Barton.

O estudo não considera o SkyDrive, serviço de armazenamento de arquivos da Microsoft bastante usado em todo o mundo, já que conta com integração com o Hotmail. A Strategy Analytics também lista outros serviços, como Ultraviolet (criado por uma aliança entre os estúdios de Hollywood), Samsung Music Hub, OnLive, LG Cloud e Gaikai.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.