Primeiro aparelho com sistema operacional modificado para funcionar de maneira integrada com a rede social deve ser fabricado pela HTC

A HTC e o Facebook devem anunciar, na próxima quinta-feira (4), um novo smartphone com sistema operacional Android customizado para funcionar de forma mais integrada à rede social. De acordo com o jornal The New York Times , as duas empresas apresentarão o novo produto em um evento na sede do Facebook, em Menlo Park (EUA), para o qual enviaram um convite à imprensa nesta segunda-feira (1º/04).

Facebook poderá estar mais integrado ao sistema operacional, em novo aparelho da HTC
Getty Images
Facebook poderá estar mais integrado ao sistema operacional, em novo aparelho da HTC

O novo smartphone usará uma versão do Android que terá recursos importantes, como o aplicativo nativo de câmera, mais integrados com a rede social. Além disso, quando o aparelho estiver ligado, a página inicial deve mostrar o feed de notícias do usuário, para facilitar o acompanhamento das atividades dos amigos. No convite enviado para a imprensa, o Facebook escreveu "Venha ver nossa nova casa no Android".

De acordo com fontes do jornal, a estratégia do Facebook ao modificar o sistema operacional Android é a mesma adotada pela Amazon, com o tablet Kindle Fire HD. O produto da Amazon não vem com os aplicativos de serviços do Google, mas com os serviços oferecidos pela própria Amazon, como loja de aplicativos, aluguel de filmes e venda de livros eletrônicos.

"Facebook phone"

Não é a primeira tentativa dos fabricantes de lançar um smartphone integrado com o Facebook. De acordo com o jornal, em 2008, uma fabricantes britânica chamada Inq lançou um celular chamado Inq1 que integrava serviços do Facebook em áreas importantes do aparelho. A empresa planejava lançar outro aparelho chamado Inq Cloud Touch em 2012, mas mudou de ideia por conta da forte concorrência de grandes fabricantes, como a Samsung.

A própria HTC também lançou dois smartphones com um botão para acionar o Facebook, o Salsa e o Chacha. Os dois aparelhos permitem acionar funções de compartilhamento na rede social a partir de qualquer aplicativo acionado no aparelho. Além disso, o sistema monitora a atividade do usuário e, ao aparecer uma oportunidade de compartilhar uma informação na rede social, o botão se acende.

A Nokia também oferece um celular da linha Asha, com sistema operacional S40, que oferece um botão dedicado para acionar o aplicativo do Facebook. O Asha 205 possui teclado Qwerty, tem tela de 2,4 polegadas e custa R$ 230.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.