Além do Google, Twitter anunciou que serviço de microblog adotará apenas consoantes e Nokia mostrou microondas inteligente com Windows; Veja as melhores pegadinhas

Diversas empresas de tecnologia aproveitaram esta segunda-feira (1º/04), o Dia da Mentira, para fazer "pegadinhas" com os internautas. O Google, que tradicionalmente lança supostos novos serviços neste dia, anunciou neste domingo (31/03) que o YouTube, serviço de compartilhamento de vídeos, seria fechado à 0h de 1º de abril, quando um juri começaria a escolher o melhor vídeo do YouTube.

LEIA TAMBÉM:
Relembre as "pegadinhas" de 1º de abril de 2012

A empresa divulgou um vídeo em que os executivos que cuidam do YouTube afirmam que o objetivo principal do site sempre foi o de escolher o melhor vídeo da web e que o envio de vídeos superou as expectativas dos fundadores. O Google promete, no vídeo da pegadinha do Dia da Mentira, colocar o YouTube no ar novamente em 2023, quando exibirá na página apenas o vídeo vencedor.

Segundo a empresa, o time de jurador inclui celebridades de vídeos publicados no YouTube, como Antony Dodson , que ficou famoso em 2010 após conceder uma entrevista que foi transformada em uma música chamada "Bed Intruder" pelos irmãos Gregory, e os internautas que mais comentam os vídeos mais populares do site. A empresa afirma que os supostos finalistas serão anunciados em uma cerimônia às 13h desta segunda-feira (horário de Brasília).

Botão
Reprodução
Botão "Cheirar" convida internauta a se aproximar da tela do monitor para sentir aromas

Google Nose

Além do fim do YouTube, o Google aproveitou o Dia da Mentira para anunciar outro serviço falso, o Google Nose, uma busca por aromas.

Na página oficial do "novo" serviço, que apresenta o slogan "Cheirar é acreditar", a empresa explica que o novo serviço está em fase de testes e que possui mais de 15 TB de fragrâncias armazenadas, que foram coletadas por meio de carros chamados de Street Sense (similares aos do Street View) e por um aplicativo para Android.

O anúncio da suposta nova busca envolve diversos serviços, como a busca por livros, que permitirá que os usuários sintam o cheio das páginas -- coletados durante a digitalização das páginas --, os doodles, que ganhariam versões com aromas e legendas aromáticas em vídeos do YouTube. Ao clicar em experimentar o serviço, o internauta é levado para uma página de busca real.

Gmail Blue

Em um vídeo de apresentação, o Google apresentou também uma versão do seu serviço de e-mail customizada na cor azul. No vídeo, os executivos afirmam que a tecnologia está prevista desde o lançamento do Gmail, mas "a tecnologia não estava disponível", por isso só seria acrescentada agora. Os gerentes de produto que aparecem no vídeo afirmam que levaram seis anos para desenvolver a tecnologia que permitiu customizar o Gmail na cor azul.

Com design similar ao da linha Lumia, suposto microondas inteligente da Nokia usa Windows
Divulgação
Com design similar ao da linha Lumia, suposto microondas inteligente da Nokia usa Windows

Microondas da Nokia

A Nokia não ficou de fora das brincadeiras de 1º de abril. A empresa publicou, em seu blog oficial, o anúncio de um microondas com sistema operacional Windows.

De acordo com o site, o suposto produto oferece reconhecimento dos olhos e da face, que para de rotacionar o prato de comida quando o usuário olha para o microondas e altera a temperatura dependendo do quanto o usuário está faminto.

O novo produto possui tela sensível ao toque e seria oferecido em diversas cores, com design similar ao dos smartphones da linha Lumia, com Windows Phone. O microondas também ofereceria a tecnologia PureFood, que permite compartilhar fotos de refeições feitas no aparelho com os amigos por meio das redes sociais. O suposto produto chegaria ao mercado ainda no segundo trimestre e seria vendido por cerca de R$ 1 mil.

Twitter só com consoantes

O Twitter "anunciou" um novo serviço nesta segunda-feira, 1º de abril. Chamado Twttr, ele permite que os internautas publiquem mensagens de até 140 caracteres, mas compostas apenas de consoantes. A versão atual do serviço, o Twitter, ficaria disponível apenas para os usuários que se dispusessem a pagar US$ 5 ao mês. Neste caso, as mensagens poderiam contar também com as vogais.

Segundo mensagem publicada no blog oficial do Twitter, os usuários poderão usar a letra y de graça e também links que contenham vogais. O novo serviço seria testado com uma pequena porcentagem de usuários nas próximas semanas, mas trata-se de uma falsa mudança.

Caça ao tesouro no Google Mapas

Mapa digitalizado de William “Captain” Kidd seria parte de projeto do Google para localizar tesouro
Divulgação
Mapa digitalizado de William “Captain” Kidd seria parte de projeto do Google para localizar tesouro

O Google também mostrou um modo "caça ao tesouro" na ferramenta de geolocalização Google Mapas. Por meio do suposto projeto do Google, a empresa disponibilizaria um mapa do pirata William “Captain” Kidd, que contém informações codificadas, que poderiam ser alvo da investigação colaborativa dos internautas para que a localização do tesouro fosse descoberta.

Fone de ouvido para gatos

A Sony aproveitou o 1º de abril para mostrar uma nova linha de produtos para pets. Por meio de sua conta de Twitter no Reino Unido, a empresa mostrou um modelo de fone de ouvido para gatos, que faria parte da linha "Animalia", que no futuro incluiria uma TV com resolução 4K para cachorros e um microfone para roedores.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.